Visitar o Porto em 2 Dias

Categoria

Atividades Fazer Guias do Porto Visitar

Autor

Livraria Lello

Venha Visitar o Porto em 2 Dias e conheça a Invicta como um portuense.

Se ainda não conhece o Porto ou precisa de o redescobrir, a cidade convida-o ser tripeiro, nem que seja por pouco tempo. Venha visitar o Porto em 2 Dias.

Quem conhece um portuense sabe que, acima de tudo, o mais importante para um tripeiro é saber receber e tratar bem, venha quem vier, desde que venha por bem. E para tudo isso, é preciso ter e ser o melhor. É com este espírito que o guiamos numa visita ao essencial da cidade do Porto, para que prove, admire e sinta o melhor que a Invicta lhe pode proporcionar. E para isso, bastam 2 dias.

DIA 1

Manhã

Visitar o Porto em 2 Dias

Comece o dia no Mercado do Bolhão. Poucos sítios podem ser tão paradigmáticos do ethos portuense: um edifício-quarteirão imponente, como um hino monumental das artes ao comércio e à agricultura, que ainda hoje constituem a génese do Porto.

Visitar o Porto em 2 Dias

De seguida enverede por uma das ruas mais emblemáticas da cidade – a Rua de Santa Catarina – e caminhe numa das artérias comerciais do Porto por excelência. Encontrará um pouco de tudo, desde lojas internacionais ao comércio tradicional. Não se esqueça de passar pela Capela das Almas e admire o notável trabalho de azulejaria que a reveste.

Visitar o Porto em 2 Dias

Aproveite também para conhecer o Teatro Nacional São João e faça uma visita guiada a uma das mais belas e antigas salas de espectáculo do Porto.

Visitar o Porto em 2 Dias

Desça depois a Rua 31 de Janeiro e, se for um verdadeiro apreciador de azulejos, dê um salto à Estação Ferroviária de São Bento e admire o trabalho de Jorge Colaço dedicado a cenas da vida do Norte e da História de Portugal.

Visitar o Porto em 2 Dias

Continue em direcção à Rua das Flores, onde encontrará chocolatarias artesanais, mercearias e garrafeiras, cafés e esplanadas temáticos, restaurantes, pequenas tabernas e alfarrabistas.

Visitar o Porto em 2 Dias

Já ao fundo da rua, no Largo de São Domingos, pode aproveitar para almoçar – não lhe faltam opções nas redondezas. Espreite também a Rua Mouzinho da Silveira para mais alternativas.

Tarde

Visitar o Porto em 2 Dias

O número 59 da Rua das Taipas reserva-lhe uma surpresa agradável. A primeira luggage store do Porto, a The Biggest CloakRoom in the World, permite-lhe passeios sem bagagens, assim como lhe possibilita a aquisição de outros serviços.

Visitar o Porto em 2 Dias

Já em pleno Campo dos Mártires da Pátria, o edifício em frente é a antiga Cadeia da Relação e aloja o Centro Português de Fotografia.

Visitar o Porto em 2 Dias

Muito provavelmente já pôde avistar o ex-libris do Porto que se demarca na paisagem urbana. Uma visita à Torre dos Clérigos impõe-se em qualquer roteiro, quer decida subir os 240 degraus para uma vista panorâmica da cidade, quer decida admirá-la à distância.

Visitar o Porto em 2 Dias

Ali mesmo ao lado, vá até ao Passeio dos Clérigos, outra das ruas mais emblemáticas do Porto. Bons motivos: lojas de moda feminina, masculina e de acessórios, cafés e esplanadas ajardinadas. Dê um salto à Vida Portuguesa e recorde o essencial às vidas de outros tempos.

E a Livraria Lello, outro dos monumentos paradigmáticos do amor do Porto às coisas essenciais. Inspirada pelos livros e inspiradora de histórias, acaba de celebrar o seu 111º aniversário. Cheire a madeira e o papel antigos e admire sem esforço de imaginação a escadaria que alegadamente inspirou uma certa escola de magia e feitiçaria, algures nas highlands escocesas.

Vá depois até à Rua Miguel Bombarda e sinta-se num Porto jovem, artístico e alternativo. O Quarteirão das Artes reúne algumas galerias, chamando a si uma comunidade de artistas, compradores, apreciadores e curiosos. Encontre também oficinas e lojas de design, música, restaurantes e pequenos cafés.

E se ainda tiver mais fome de arte, dê um salto ao Museu Nacional Soares dos Reis e admire as suas colecções de artes plásticas e decorativas. São cerca de 13.000 peças de artistas portugueses consagrados, entre outros.

Termine a tarde nos Jardins do Palácio de Cristal, mais abaixo, e perca tempo a encontrar o melhor miradouro para um lanche sob as árvores, seja com vista para o Douro a montante ou para a sua foz no Atlântico.

Noite

Visitar o Porto em 2 Dias

Vá depois até à Casa da Música e não se preocupe com o jantar. Por cerca 35€ (preço médio) pode ir a um jantar-concerto. Admire também o trabalho arquitectónico de Rem Koolhaas e experiencie a oferta programática da Casa – 2017 é o Ano Britânico.

Visitar o Porto em 2 Dias

E se ainda tiver vontade de beber um copo, aconselhámo-lo a regressar à Baixa e a aventurar-se na Rua das Galerias de Paris, na Rua Cândido dos Reis, na Rua José Falcão, no Passeio dos Clérigos ou onde a sua intuição o levar. Veja e sinta o Porto como ele é: a cidade sai à rua na Baixa. Do rock ao funk, do jazz à música brasileira, do house ao metal, escolha a banda sonora da sua noite. Não beba muito. Perceberá porquê mais abaixo.

DIA 2

Manhã

Visitar o Porto em 2 Dias

Dizem os entendidos que o Vinho do Porto se aprecia melhor em jejum, logo de manhã. Não se assuste com a ideia. Os entendidos têm razão. Comece o segundo dia no Cais de Gaia e escolha uma das caves para apreciar as características dos vinhos que lhes dão nome. Opte por aquelas que lhe proporcionarem a melhor experiência ou uma visita mais completa. A grande maioria possui núcleos museológicos e boas garrafeiras, para além das salas de prova.

Visitar o Porto em 2 Dias

Termine a experiência com um passeio de barco. A história do Rabelo inscreve-se na história do próprio Vinho do Porto. Não deixe de experienciar uma viagem numa destas embarcações endémicas do Douro. Recomendamos um passeio curto (cerca de 1 hora) para admirar a zona histórica e as 6 pontes do Porto.

Visitar Portugal em 2 Dias

Depois vá até a Ribeira para uma visita inadiável. É Património Mundial da UNESCO e transborda uma história e uma beleza únicas que pertencem apenas ao Porto.

Tarde

ribeira

Sugerimos-lhe agora que espreite o nosso guia Da Ribeira até à Foz para uma tarde memorável: almoce pela zona e siga o Douro rumo ao pôr-do-sol. Não se esqueça de visitar pelo caminho:

  • Igreja de São Francisco: para uma experiência sublime da arte barroca, com direito a visita às catacumbas.
  • World of Discoveries: um museu e parque temático dedicado aos descobrimentos portugueses; tenha filhos ou não, não se vai arrepender.
  • Museu dos Transportes e Comunicações: exibe o primeiro automóvel a chegar ao País e os carros dos Presidentes da República. Outra das exposições permanentes reserva-se à comunicação.
  • Museu do Carro Eléctrico: para recordar a história deste meio de transporte, que em tempos se estendeu a toda a cidade.

Em Massarelos, pode ainda apanhar um helicóptero e aproveitar para conhecer a cidade e o Douro de uma perspectiva privilegiada.

Termine a tarde numa esplanada perto do Forte de São Francisco Xavier e contemple o pôr-do-sol no Atlântico.

Noite

Visitar o Porto em 2 Dias

Matosinhos é já ali ao lado – já deve ter provado uma francesinha por esta altura. Prove o peixe e o marisco que alimentam a reputação da maioria dos estabelecimentos desta cidade de mar. Pode sempre ver e escolher o peixe que quer no prato.

E termina aqui o nosso guia para Visitar o Porto em 2 dias. Se muito ficou por ver e descobrir, encorajámo-lo sempre a voltar, sozinho ou bem acompanhado. O Porto recebê-lo-á de braços abertos e com voz sonante, como se o chamasse a visitar um mundo que só existe aqui.