Os 10 Melhores Sítios Para Comer Doces no Porto

Categoria

Comer Fazer Sair

Autor

Catarina Carneiro

Se é um goluso por excelência então o Porto é a cidade certa para si, sítios para comer doces e bolos é o que não falta nesta cidade do norte de Portugal. Seja no final de uma refeição, ao pequeno-almoço ou a meio da tarde, qualquer hora é uma boa hora para adoçar a boca com os doces que o Porto tem para lhe oferecer.

O Porto by Livraria Lello partilha com os mais gulosos os 10 lugares preferidos para comer um doce nesta cidade rica em gastronomia. Delicie-se e descubra um Porto mais doce!

 

MISS PAVLOVA

A Miss Pavlova abriu a pastelaria na Concept Store Almada 13, na Rua do Almada. A pastelaria serve a sua especialidade – a pavlova, como indica o nome –, mas serve ainda outras delícias, num espaço descontraído e agradável.

Confecionadas com ingredientes naturais e frescos, as pavlovas são crocantes por fora, cremosas por dentro e estão disponíveis em vários sabores.

Onde fica: Rua do Almada, 13, Porto

Da Livraria Lello: 4 min

 

MANTEIGARIA

Um ex-libris gastronómico de Portugal, o pastel de nata, é o doce confecionado na Manteigaria, que conta com espaços em Lisboa e, agora, também no Porto. Este espaço no Porto é partilhado com o café Delta Q.

Uma das características mais icónicas deste espaço, para além do incrível pastel de nata, é a possibilidade de ver o fabrico dos pastéis de nata através dos vidros que envolvem o espaço de confecção. Visite este espaço e, seja a que hora for, coma um pastel de nata coberto de canela acabado de sair do forno.

Onde fica: Rua de Alexandre Braga, 24, Porto

Da Livraria Lello: 11 min

 

LEITARIA DA QUINTA DO PAÇO

A Leitaria da Quinta do Paço, com várias lojas no Norte do país, é reconhecida pelos seus éclairs, sendo das mais antigas pastelarias do Porto a confecionar este doce.

Para além do éclair mais conhecido, o clássico só com chantilly e chocolate de leite, a pastelaria conta com outros sabores no éclair – limão, frutos vermelhos, caramelo, maracujá e muitos outros.

Onde fica: Praça Guilherme Gomes Fernandes, 47, Porto

Da Livraria Lello: 1 min

 

CREMOSI

A Cremosi, com produção artesanal de gelados, conta com cinco locais espalhadas pelo centro do Porto.

Para além de poder deliciar-se com gelados artesanais, ainda pode experimentar alguns dos melhores doces do Porto como crepes, waffles, panquecas… e sempre com a possibilidade de juntar uma, ou duas, bolas de gelado artesenal.

Onde fica: Rua de José Falcão, 2, Porto

Da Livraria Lello: 2 min

 

O DIPLOMATA

O Diplomata, o histórico café portuense, onde nos anos 60 e 70 se reuniam escritores em animadas tertúlias, é conhecido não só pelo excelente café, mas também pelas panquecas, que deliciam a nova geração que frequenta o espaço.

Esta especialidade do Diplomata, as panquecas, existem em grande variedade de sabores e combinações no menu de café. Pode experimentar combinações mais simples com manteiga e mel, ou então combinações mais ousadas, recomendadas para aqueles que gostam de açúcar e se assumem como gulosos por excelência.

Onde fica: Rua de José Falcão, 32, Porto

Da Livraria Lello: 2 min

 

PADARIA RIBEIRO

Se ainda não conhece a Padaria Ribeiro, a Porto by Livraria Lello aconselha-o a visitar esta histórica padaria no centro do Porto. Contudo, vá prevenido com alguns minutos de sobra, pois devido ao grande movimento que se faz sentir, o serviço pode ser um pouco mais demorado.

Pão fresco acabado de sair do forno e bolos caseiros são umas das razões por que vale a pena experimentar esta padaria. Atreva-se a passar pela montra de salgados e doces e tente resistir a não entrar. Se não conseguir, aproveite para trincar um croissant, uma tarte de amêndoa ou os biscoitos variados.

Onde fica: Praça Guilherme Gomes Fernandes, 21, Porto

Da Livraria Lello: 1 min

 

MÃO TRAVESSA

Se é fã de crepes, então tem que experimentar o Mão Travessa, uma confeitaria onde os crepes são feitos no momento, com ingredientes frescos e de qualidade.

No Mão Travessa há crepes doces e salgados para provar. Se não fôr fã de crepes, sempre pode deliciar-se com os petiscos disponívies, que caiem muito bem com os vinhos e sumos naturais da casa. Para terminar a refeição e se ainda não estiver satisfeito, pode sempre deliciar-se com os gelados artesenais.

Onde fica: Rua de Miguel Bombarda, 38, Porto

Da Livraria Lello: 6 min

 

CONFEITARIA MOURA

A Confeitaria Moura, original de Santo Tirso e já com 125 anos contados, é cohecida pela sua especialidade, os jesuitas. A loja que abriu no centro do Porto, tal como a de Santo Tirso, tem fabrico próprio e não vende os seus jesuitas para mais nenhum espaço.

As jesuítas foram inventados em Santo Tirso e a Confeitaria Moura tem a receita secreta que confere a estes doces um sabor único, que são de fazer crescer água na boca.

Onde fica: Rua de Rodrigues Sampaio, 115, Porto

Da Livraria Lello: 10 min

 

CASA DOS WAFFLES

Existem muitos espaços no Porto que se dedicam à confeção de waffles, mas a Casa dos Waffles tem uma forma muito própria de as fazer, passada por um antigo cozinheiro da Casa dos Waffles, que aprendeu a confeccionar os doces no seu local de origem, a Bélgica.

Aqui pode provar waffles simples ou com chantilly, com mel ou frutos secos. Também pode provar variações de waffles mais completas: de doces com compota, nutella, chocolate quente ou bolas de gelado.

Se está de dieta, não se preocupe, a Casa dos Waffles também criou uma opção saudável, as waffle com fruta.

Onde fica: Rua de Santa Catarina, 444, Porto

Da Livraria Lello: 13 min

 

CEREAL WORLD PORTO

O Cereal World Porto, é um espaço dedicado aos amantes de cereais, e foi a primeira loja a abrir no Porto com este conceito. Comer cereais na baixa do Porto e a qualquer hora do dia nunca foi tão fácil. E se só gosta de um tipo de cereais muito específico, então está no sítio certo, porque existem tantas opções que o díficil vai ser escolher.

Pode experimentar desde marcas de cereais mais comerciais, que se encontram em qualquer supermercado, como também marcas que não existem em Portugal, nem que são conhecidas do grande público.

Delicie-se neste espaço, escolha quais os cereais que quer provar, o tipo de leite e os toppings e faça de conta que é uma criança outra vez.

Onde fica: Rua de Fernandes Tomás, 916, Porto

Da Livraria Lello: 11 min