TeCA: 120 anos de Teatro, Exposições, Eventos e Arte Urbana

Categoria

Atividades Fazer

Autor

Livraria Lello

“O seu nome evoca o rei da Sardenha que morreu exilado no Porto, em 1849, e que tinha sido acolhido no Palacete do Barão do Valado, em cujo jardim o teatro foi edificado. Inaugurado no dia 14 de Outubro de 1897, foi desde o início um espaço vocacionado para a apresentação de espectáculos de cariz popular: do “circo de cavalinhos” às operetas, do teatro ligeiro ao cinema”, lê-se no site do Teatro Nacional de São João, responsável pela gestão do TeCA desde 2003.

Susana Neves

A comemorar agora 120 anos, o Teatro Carlos Alberto (TeCA) está mais jovem do que nunca. Situado numa das zonas com mais movimento para os apreciadores de um copo ao final do dia, a sua fachada com cerca de 500 metros quadrados não deixa ninguém indiferente. Revelada em Setembro do ano passado, a fachada deste espaço cultural da cidade foi alvo de uma intervenção artística que envolveu um concurso de arte urbana lançado pelo Teatro Nacional de São João, com o apoio da Câmara Municipal do Porto. De entre as 36 propostas recebidas, a vencedora foi a artista Martinha Maia, natural de São Mamede do Coronado na Trofa e licenciada em Artes Plásticas pela ESAD, Caldas da Rainha, que relevou que “Muita coisa foi feita com base na intuição e na forma de sentir a cidade, existe uma directriz, mas existe muito de um lado experimentalista e intuitivo.” Para além da programação cultural do teatro, desde o ano passado que esta obra artística pode ser apreciada de forma gratuita por todos os que passam na zona, fazendo justiça ao carácter democrático da arte urbana.

Como habitualmente, em Setembro será feita a apresentação da programação da nova temporada do TeCA para o primeiro quadrimestre. Nesta altura, e para assinalar os 120 anos do teatro, será inaugurada uma exposição com os cartazes de espectáculos do TeCA de 2003 – ano em que terminou a renovação do teatro e este reabriu como hoje o conhecemos – até à actualidade. No dia 9 de Setembro será ainda organizada uma visita guiada com o arquitecto Nuno Lacerda Lopes, responsável pelo projecto de reabilitação do teatro. Por fora ou por dentro, o TeCA convida todos a juntarem-se à festa. Nós desejamos-lhe muitos anos de vida.

fotos de Susana Neves