Teatro de Marionetas do Porto comemora 30 anos

Categoria

Eventos Fazer Visitar

Autor

Livraria Lello

Em 2018 o Teatro de Marionetas do Porto (TMP) comemora 30 anos com uma programação especial, dispersa um pouco por toda a cidade.

De 7 a 11 de março têm em cena no Teatro Carlos Alberto o espetáculo “Óscar” para maiores de três anos; há leituras encenadas “Bichos do Bosque” na Quinta de Bonjóia (21 a 24 de março) ou, para os mais graúdos, o espetáculo “Arcano” (m/16) no Teatro Municipal do Porto no Campo Alegre (6 e 7 de abril).

O TMP constitui-se em setembro de 1988 e os primeiros espetáculos criados pela companhia são fruto de uma pesquisa do património popular, sobretudo ao nível dos contos e das práticas e rituais teatrais do norte do país. Por esta altura, na sequência de um convite da RTP, a companhia constitui uma equipa de criação alargada (Sérgio Godinho, Jorge Constante Pereira e Alberto Péssimo) que, durante cerca de dois anos, desenvolve vários projetos televisivos para crianças que viriam, de certa forma, a marcar uma geração e dos quais se destacam “A Árvore dos Patafúrdios” e “Os Amigos do Gaspar”.

Para assinalar os 25 anos da companhia foi inaugurado em 2013 o Museu de Marionetas do Porto que, a partir de 2016, passou para o edifício contíguo à sede da companhia na Rua de Belomonte. Marionetas, adereços e outros objetos emblemáticos utilizados nos espetáculos da companhia, assim como algumas das suas histórias, são aqui expostos e partilhados.

Toda a programação dos 30 anos do Teatro de Marionetas do Porto ao longo do ano pode ser consultada aqui.