Serralves está outra vez em festa

Categoria

Eventos Fazer

Autor

Livraria Lello

Os fãs de Arte Contemporânea sabem que Serralves é mais do que um museu – é o local artístico de referência internacional a visitar no Porto, que acolhe os grandes nomes da Arte Mundial. Para os portuenses – e também porque o museu está implantado na Quinta de Serralves, que se transformou num enorme parque para as famílias – Serralves é sinónimo de uma programação cultural diversificada, que extravasa as portas do museu desenhado pelo reconhecido arquitecto Álvaro Siza.

Museu de Serralves
Foto: Fundação de Serralves

Um ponto de paragem obrigatória no roteiro cultural da cidade, o Museu de Arte Contemporânea é uma das principais instituições culturais portuguesas, com propostas regulares no âmbito também do Cinema, das Artes Performativas e da Música. Os visitantes encontram ainda uma colecção única a nível europeu de Livros de Artista na sua Biblioteca.

Mais 50 horas no Serralves em Festa deste ano

Jardins de Serralves
Foto: Fundação de Serralves

Se estiver pelo Porto entre 2 e 4 de Junho, não se surpreenda com a enorme festa em torno de Serralves – um evento que vai já na sua 14ª edição e que promove centenas de actividades de entrada livre, durante 50 horas. Este ano, a festa passa também por espaços da baixa, pelo terreiro da Sé e pelo Aeroporto. Deixamos-lhe alguns destaques.

Circo contemporâneo no Aeroporto

“Do Not Disturb”
Foto: Fundação de Serralves

A peça de circo contemporâneo “Do Not Disturb” da companhia espanhola Vaivén Circo toma de assalto o aeroporto. A ação desenrola-se em torno da montagem de uma máquina, com quatro personagens em cena que são “levadas ao limite do risco, do absurdo e também da ternura”.

Data e local: 1 de junho | Aeroporto Francisco Sá Carneiro, 11h

Performances exploram a relação do corpo com objetos

A coreógrafa e performer polaca Ola Maciejewska traz dois espetáculos de dança e performance ao Porto. “Loie Fuller: Research” explora a relação de um corpo e de um artefacto (o vestido de dança) numa ligação semelhante ao ato de esculpir e está em cena esta quinta-feira na Baixa do Porto. Esta peça de 2011 teve continuidade na obra “Bombyx Mori” que a coreógrafa polaca traz ao Auditório de Serralves a 3 e 4 de junho, em estreia nacional. É inspirada na história de Loie Fuller, uma bailarina norte-americana, pioneira da dança e uma das primeiras a falar de movimento fora do corpo, um movimento como resultado das interações entre o corpo, a luz, os materiais e o som.

Data e local: 1 de junho | Praça Carlos Alberto, 12h e Jardim da Cordoaria, 17h

Música nas Virtudes

O músico e compositor belga Pierre Berthe e a artista japonesa Rie Nakajima juntam-se para criar a instalação sonora “Dead Plants & Living Objects”. Esta dupla tem criado várias formas de produzir vibrações usando objetos do quotidiano como latas, tigelas de porcelana, bolas de pingue-pongue, papéis de prata ou troncos.

Data e local: 1 a 3 de junho | Jardim das Virtudes, 9h-19h

Bandas nacionais apresentam novos álbuns

“Lula Pena”
Foto: Fundação de Serralves

Lula Pena, cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa, traz a Serralves o seu mais recente disco Archivo Pittoresco (Prado, 21h). Na música portuguesa destaque ainda para os concertos dos artistas e bandas nacionais Vaiapraia e as Rainhas do Baile. As suas aparições ao vivo são ocasiões especiais e quase raras, apesar do trio já ter partilhado o palco com bandas internacionais como Trash Kit, Peach Kelli Pop ou Feels. A não perder (Ténis, 22h). Os Sensible Soccers têm também um novo trabalho, o disco “Villa Soledade” que resultou, em parte, do trabalho feito para o projeto “Paulo”, no âmbito do qual o grupo criou um espetáculo em colaboração com a artista visual Laetitia Morais. Atuam às 23h, no Prado).

Data e local: 2 de junho | Prado e Ténis

Exposições permanentes e Nobel da Paz em Serralves

Se ainda não teve oportunidade de ver as exposições da coleção de Serralves, aproveite este fim de semana porque a entrada é livre. No Museu estão patentes os trabalhos de Gordon Matta Clark e de Julie Mehretu e, na Casa de Serralves, continua até domingo a exposição Joan Miró, Materialidade e Metamorfose. Aproveite também para passar pela Loja de Serralves, que é uma das mais tentadoras lojas de design do Porto.

Data e local: 2 a 4 de junho | Casa e Museu de Serralves

A programação completa pode ser consultada aqui.
Saiba como chegar aqui.

Conheça outros museus do Porto que valem a pena aqui. Se está no Porto de visita com as crianças, veja aqui como melhor aproveitar a cidade.