Sea Porto Hotel: um hotel que cheira a maresia

Categoria

Dormir

Autor

Livraria Lello

Se gosta de se hospedar num hotel novo praticamente a estrear e é fã de barcos e navios, este é o espaço ideal para si. Abriu em Matosinhos, quase paredes meias com o Porto de Leixões o Sea Porto Hotel: uma unidade hoteleira de 4 estrelas cujo conceito criativo assenta no mar e na tradição naval e portuária de Leixões e Matosinhos. A dar-nos as boas vindas encontramos na entrada principal do edifício uma esfera armilar, construída em ferro pela mão da empresa do mentor do hotel: José Armando Ferrinha, Matosinhense e natural de Leça da Palmeira. Este homem “dos navios” viveu toda a vida entre o ambiente portuário, primeiro envolvido pelos negócios do pai, reparador naval na área da carpintaria, posteriormente pela sua própria actividade empresarial na área da logística portuária e do ferro. Como as paixões nunca nos abandonam, José Armando Ferrinha idealizou este novo negócio como uma homenagem à tradição que sempre o rodeou.

Para além de transportar esta parte da cultura portuguesa para dentro da unidade hoteleira, a arquitectura e a proximidade ao célebre projecto “4 Casas em Matosinhos” de Siza Vieira também não foi esquecida. O hotel inclui algumas alusões à referência maior da arquitectura portuguesa, assim como à paisagem da cidade do Porto. Uma parede em ferro com a paisagem ribeirinha portuense tão delicadamente recortada que custa a acreditar no uso do material tão pesado.

As salas de reuniões remetem-nos para os ícones navais da cidade – Farol, Boa Nova, Bombordo, Porto e Leixões, sendo que estas duas últimas salas podem ser usadas em conjunto fazendo uso do trocadilho “Porto de Leixões”.

E se não precisar de ficar hospedado, será sempre bem-vindo a bordo. O “Deck Bar” pretende ser o ponto de encontro tanto para os clientes do hotel como para visitantes, para uma reunião de negócios ou simplesmente para um momento de lazer, uma bebida ao final do dia enquanto navega para longe do stress do trabalho.