PubhD: Falar de ciência de copo na mão

Categoria

Eventos Fazer Sair

Autor

Livraria Lello

Na última quinta-feira de cada mês dois cientistas portugueses falam sobre as suas investigações de copo na mão na cidade do Porto, numa iniciativa mundial que começou em Inglaterra: PubhD (pub + PhD). O formato é simples: cada apresentação dura apenas 10 minutos e é seguida por 20 ou 25 minutos de perguntas feitas pela assistência. Fala-se de ciência e de investigação científica nas mais diversas áreas de forma informal, num evento gratuito e aberto a todos. No Porto, o PubhD comemorou recentemente o primeiro aniversário e os encontros são organizados mensalmente no Pinguim Café.

O primeiro PubhD surgiu em Nottingham em Janeiro de 2014 por iniciativa de Kash Farooq e Regan Naughton. Rapidamente a ideia chegou a outras localidades nas ilhas britânicas como Leicester, Manchester, Dublin e, em 2015, Brighton. O PubhD de Lisboa, o primeiro em Portugal, foi lançado em outubro de 2015, tornando-se depois de Dublin na segunda internacionalização do conceito. A adesão em Portugal foi surpreendente e existem já várias cidades com eventos PubhD – Porto, Coimbra, Bragança, Évora, entre outras.

Acompanhem a agenda e os temas abordados nos encontros PubhD do Porto em: https://pubhdporto.wordpress.com/ ou no facebook – e participem!