PORTO BY Jorge Polónia

Categoria

Porto By

Autor

Livraria Lello

Jorge Polónia nasceu em 1953, no Porto, onde se licenciou e doutorou em Medicina. Especializou-se em Farmacologia Clínica e Medicina Interna, sendo responsável por um trabalho pioneiro sobre hipertensão e consumo de sal em Portugal (estudo PHYSA). É médico no Hospital Pedro Hispano, docente na Universidade do Porto, coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Porto e investigador integrado do CINTESIS, onde tem como principais áreas de interesse a hipertensão e a doença vascular.

. O meu local preferido é… a Foz do Douro em dia de tempestade com a vista do mar encapelado.

. O que eu mais gosto no Porto é… das suas gentes, dos seus costumes, da sua personalidade, da sua culinária, do bairrismo. Dos êxitos do FCP.

. Os portuenses são… serenamente contestatários, com uma personalidade forte e sentido de liberdade. Como disse Manuel de Sousa, “Portuenses são a reserva Moral da Nação”.

. Uma história marcante… Um júri de cinco pessoas de um concurso em que quatro elementos do Júri eram no Norte e em que a reunião de Júri foi marcada para Lisboa.

. A cultura no Porto é… O resultado de um saber, de um conhecimento e de tradições quase milenares. As manifestações culturais têm vindo a aumentar, mas são ainda escassas comparativamente à Capital e a outras Cidades Europeias.