Poetria: única no país a enaltecer a poesia e o teatro há 14 anos

Categoria

Visitar

Autor

Livraria Lello

A Poetria, a única livraria do país dedicada a teatro e a poesia, de portas abertas em frente ao Teatro Carlos Alberto, entrou numa nova fase. Fundada em 2003 por Dina Ferreira, tem agora – e desde Outubro -, uma pintura interior nova, nova organização dos livros e uma nova dinâmica com a integração de dois novos elementos, jovens clientes que propuseram à sua fundadora tomar conta da Poetria.

Nuno Queirós Pereira tem 32 anos, trabalha em saúde mas a paixão pela literatura levou-o a matricular-se no mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes em 2013. Já conhecia a Poetria mas começou a frequentá-la mais assiduamente aquando da procura de livros de poesia para as aulas.

Francisco Garcia Reis dedica-se atualmente a 100% à Poetria, tendo formação em Arte e Comunicação e pós-graduação em História e Sociologia.

Nuno e Francisco apostam agora no futuro da livraria e, para isso, estão a completar e a renovar o seu espólio. Estão também a tentar introduzir alguma ficção e ensaística que, devido ao reduzido espaço, terá que ser bem selecionada. Têm ainda novos projetos que passam pela publicação de poetas pouco conhecidos ou pouco publicados em Portugal. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido por Dina Ferreira nos últimos 14 anos, os dois jovens livreiros vão continuar a apresentar livros e a fazer sessões de poesia pela cidade, porque consideram “que a poesia tem que sair das estantes para a rua, aliás, há poesia em todo o lado, é só vermos e atentarmos, e permanecermos de corações abertos”, afirmam.