Petiscos no Porto: Onde e o que comer?

Categoria

Comer

Autor

Livraria Lello

Prepare-se e (des)aperte o cinto porque as próximas sugestões vão deixar-lhe água na boca.
Se ainda não almoçou nem jantou, prepare-se pois há muitos petiscos para experimentar pelas ruas da baixa portuense. Entre as sugestões há pratos e tábuas com iguarias típicas da cidade do Porto. Nos menus podemos encontrar verdadeiros repastos que vão desde as sandes de presunto aos bolinhos de bacalhau, passando pelos enchidos ou pelas moelas. Se já está a salivar, o melhor mesmo é continuar a ler e descobrir o que pode encontrar em alguns destes locais.

VENHAM MAIS 5

Para começar sem grandes “danos” – e para estômagos mais sensíveis – o melhor é comer um “simples” prego em pão. É um prato muito típico do norte de Portugal. Este ensaio foca-se no pão, no bife “bem batido” (este é “batido” para o tornar mais suculento), no fiambre e complementa-se com queijo de sabor não muito intenso (para não se sobrepor ao sabor da carne).
Da Livraria Lello: 15 min

RESTAURANTE A TASQUINHA

No coração da baixa, mesmo junto à Igreja do Carmo, A Tasquinha é um dos restaurantes a não perder. Tipicamente portuense, com staff à altura, aqui encontrará uns filetes de polvo com arroz do mesmo de comer e chorar por mais. Para quem prefere a carne, não deixe de experimentar os lombinhos de vitela com Porto. O Bolo Rançoso ajuda a terminar esta refeição em beleza.
Da Livraria Lello: 3 min

CASA GUEDES

Entre as tábuas de queijos e enchidos, a Casa Guedes é um local bem conhecido dos portuenses – e não só – pela sua sandes de pernil com queijo da serra. A sua história é um marco na rota gastronómica das tascas do Porto, graças aos seus petiscos maioritariamente à base de carne.
Da Livraria Lello: 15 min

BADALHOCA

O nome não faz jus à comida. Tripas à moda do Porto, iscas de bacalhau ou rojões são alguns dos pratos que (obrigatoriamente) deverá provar nesta velha casa da cidade do Porto. Recomendável é também a sandes com presunto e ovo estrelado
Da Livraria Lello: 35 min (bus)

O BURAQUINHO

O Buraquinho faz parte do roteiro gastronómico do Porto pelos sabores fortes, bem condimentados e concentração de gordura, juntamente com os nomes dificilmente pronunciados pelos estrangeiros. Papas de sarrabulho, bucho, tripas enfarinhadas, morcela e rojões são alguns dos aperitivos servidos em pequenos pratos. A saída deste espaço pode tornar-se complicada pela quantidade do (bom) vinho e pela escadaria até à Praça dos Poveiros.
Da Livraria Lello: 14 min

O GAZELA

Quem disse que os cachorros não podem ser portugueses está muito enganado. O Gazela serve cachorros “à portuguesa” com um molho bem picante que só os mais audazes o ousam comer. Também o famoso chef Anthony Bourdain experimentou este delicioso petisco da cidade do Porto, que já conta com algumas “imitações”.
Da Livraria Lello: 11 min

A CONGA

Se a bifana ainda não tinha sido referida nos petiscos acima é porque esta estava reservada para este momento. A Conga tem um segredo muito bem guardado entre o pão e ninguém sabe se é a carne ou se é o molho, mas quase todos chegam à mesma conclusão: que esta é a melhor bifana do Porto.
Da Livraria Lello: 8 min

MERCADO DO BOM SUCESSO

Pode ser um dos pontos obrigatórios para os amantes de petiscos. A sandes de leitão é das mais procuradas num mercado onde se destacam as iguarias gastronómicas. E o melhor é comprar algo para comer, escolher uma boa cerveja artesanal e relaxar.
Da Livraria Lello: 23 min

TABERNA DE SANTO ANTÓNIO

Para fechar em grande esta lista nada melhor que apresentar petiscos onde o peixe é rei e senhor. Bolinhos de bacalhau, sardinhas e arroz de marisco são os pratos mais pedidos pelos visitantes desta pequena tasca junto ao Jardim das Virtudes.
Da Livraria Lello: 7 min