Parque da Cidade: o maior do país e um dos melhores do mundo

Categoria

Atividades Fazer

Autor

Livraria Lello

O Porto tem a felicidade de ter o maior parque urbano do país, com a mais-valia e a particularidade de se estender desde a Avenida da Boavista até ao Oceano Atlântico. Não existirão muitas cidades europeias, e mesmo mundialmente, capazes de poder ostentar tamanha divisa: um parque urbano que desagua no mar. Não há portanto desculpa para ficar em casa ou enfiar-se num centro comercial. Os cerca de 80 hectares à disposição incluem percursos pedestres, ciclovias para uso de bicicletas, lagos, WC públicos, cafetaria e restaurantes, campos desportivos e um Centro de Educação Ambiental. Os muitos espaços verdes são ideais para fazer um picnic, levar as crianças para correr e saltar, deitar-se a ler um livro, apanhar sol, ou simplesmente para contemplar a natureza e a paisagem.

Este verdadeiro pulmão da cidade está aberto todos os dias a partir das 7h00, encerrando às 22h00 no Inverno e às 00h00 no Verão.

Da autoria do arquitecto paisagista Sidónio Pardal – natural de São João da Madeira e docente no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa – o Parque da Cidade abriu ao público em 1993, apesar do projecto inicial remontar aos anos 60. O Parque da Cidade do Porto foi, em 2001, distinguido pela Ordem dos Engenheiros como uma das 100 Obras de Engenharia do Século XX, em Portugal. É agora a nossa vez de o premiarmos com a nossa visita.