Os Teatros do Porto

Categoria

Atividades Eventos Fazer Visitar

Autor

Livraria Lello

Conheça 7 emblemáticos teatros do Porto

Os programas são diversificados e os edificios de cortar a respiração. Fique a conhecer os Teatros do Porto.

Teatro Nacional de São João

Teatros do Porto

Em 1908 o Real Teatro ardeu e, dois anos depois, constrói-se o atual edifício do Teatro Nacional de São João. A fachada principal é inspirada no estilo de Luís XVI, uma tendência do início do século XX proveniente de França. Este imóvel de interesse público é obra de Marques da Silva e é um dos principais teatros da cidade. A programação é diversificada e a pensar nos vários públicos, das referências mais clássicas às mais contemporâneas, sejam elas nacionais ou internacionais. Pode acompanhar a programação toda aqui e ainda existem visitas guiadas ao teatro (5€ para adultos e gratuitas para crianças até aos 10 anos).

Onde? Praça da Batalha

Contacto: 22 340 1900

Sabia que… atualmente a rede do Teatro Nacional de São João inclui também o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória?

Teatro Carlos Alberto

Teatros do Porto

Inaugurado em 1897, teve como objetivo inicial a apresentação de espetáculos mais populares, como o Circo dos Cavalinhos e até sessões de cinema. Após um periodo de ausência, em 2003, o teatro que, deve o nome ao Rei Carlos Alberto da Sardenha, foi devolvido à cidade, com fachada e programação totalmente renovados. A sua sala principal é versátil, permitindo expor o palco e a plateia de diversas formas, tendo uma capacidade máxima de 374 lugares. Como este teatro faz parte da rede do Teatro Nacional de São João, toda a programação pode ser vista no site do teatro, aqui.

Onde? Rua das Oliveiras, 43

Contacto: 22 339 5069

Mosteiro de São Bento da Vitória

Teatros do Porto

Em pleno coração do Porto, o Mosteiro de São Bento da Vitória é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade, razão pela qual foi apontado como Monumento Nacional em 1977. No final do século XVI foi construído um Mosteiro pela Congregação Beneditina Portuguesa e, graças à quantidade de monges ilustres na cidade, o Mosteiro torna-se um autêntico ponto de encontro da música e do canto, muito graças ao órgão da Igreja. Depois de muitos anos de obras e aumentos, em 1985 o Mosteiro é restaurado e instalam-se aqui os Monges Beneditinos, a Orquestra Nacional do Porto e o Arquivo Distrital.

Com a organização do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, o Claustro Nobre é coberto por uma concha acústica e ganha um soalho de madeira, melhorando assim a sua acústica. Em 2007 o Teatro Nacional de São João fica com uma grande parte do edifício e alguma da sua programação passa para este espaço.

Onde? Rua de São Bento da Vitória

Contacto: 22 340 1900

Sabia que… é possível juntar 320 pessoas na plateia do Mosteiro de São Bento da Vitória? É ainda possível realizar outros eventos, como jantares ou festas de cariz privado.

Teatro Sá da Bandeira

Teatros do Porto

Em 1855 foi inaugurado como Teatro Circo e era um barracão de madeira mandado construir para uma companhia equestre. Alguns anos mais tarde foi demolido para ser substituído por um edifício de pedra e cal. Entretanto este, foi também substituído pelo atual edifício. O nome que lhe conhecemos agora foi-lhe atribuído em outubro de 1910.  Por ter sido dos primeiros Teatros do Porto a utilizar iluminação elétrica, além da sala de teatro existem ainda duas salas de cinema, onde foram apresentados os primeiros filmes realizados por um português. Foi em Novembro de 1896 e foram apresentados por Aurélio da Paz dos Reis.

Onde? Rua Sá da Bandeira, 108

Contacto: 22 200 3595

Teatro Municipal do Porto

O Teatro Municipal do Porto está organizado em dois polos: o Teatro Rivoli e o Teatro Campo Alegre, ambos em complementaridade constante e com programações muito diversificadas.

Teatro Rivoli

Teatros do Porto

Inaugurado em 1913 com o nome de Teatro Nacional,  foi entretanto modernizado e é em 1932 que nasce com a atual fachada e com o nome Teatro Rivoli, adaptado também ao cinema e com programação de ópera, dança, teatro e concertos. Em 1997 reabre as portas depois de 3 anos de remodelações pelas mãos do arquitecto Pedro Ramalho e sob a alçada do Teatro Municipal do Porto. O facto de estar bem no centro da cidade ajuda à proximidade do público, recebendo muitos eventos de cinema e até marionetas.

Teatro Campo Alegre

Teatros do Porto

O Teatro Campo Alegre foi construído em 2000 e era gerido pela extinta Fundação Ciência e Desenvolvimento. Atualmente este é o polo experimental do Teatro Municipal do Porto e funciona muito como laboratório criativo.

Sabia que… Além das 4 salas, o Teatro Campo Alegre tem ainda 3 residências artísticas (de T1 a T3)?

Onde? Rivoli: Praça de D. João I | Campo Alegre: Rua das Estrelas

Contacto: Rivoli: 22 339 2201 | Campo Alegre: 22 606 3017

Coliseu do Porto

Teatros do Porto

A construção do Coliseu do Porto começa em 1937 e  em Dezembro de 1941 é apresentado à Cidade com um concerto inaugurativo  da  Sinfónica Nacional sob a batuta do maestro Pedro de Freitas Branco.

Em 1995, depois de uma tentativa de venda da Companhia de Seguros AXA à Igreja Universal do Reino de Deus, impedida graças à intervenção de várias personalidades da cultura portuense, a Câmara Municipal do Porto, a Área Metropolitana do Porto e a Secretaria de Estado da Cultura criam uma associação sem fins lucrativos para comprar o Coliseu e o gerir de forma responsável.

Em 1996, depois de um desfile de moda que contou com a modelo Claudia Schiffer, iniciou-se um incêndio que destruiu a caixa do palco, a sala principal e os camarins. A reabertura ficou marcada para Novembro de 1998 com a ópera Carmen de Bizet.

Em 2012 foi considerado Monumento de Interesse Público e é atualmente o teatro do Porto que recebe os maiores nomes populares. A agenda deste ano conta com nomes como Miguel Araújo, Gisela João e até GNR.

Onde? Rua Passos Manuel, 137

Contacto: 22 339 4940