Os Mercados do Porto

Categoria

Visitar

Autor

Livraria Lello

É nos mercados do Porto que se encontram alguns dos seus segredos.

Contas feitas há mercados no Porto para ocupar quase todos os fins-de-semana do ano, sem contar com os mercados de Natal, claro.

Os Mercados

Mercado do Bolhão

bolha%cc%83ofora_croped

O Mercado do Bolhão é o mais famoso da cidade e também o mais acarinhado. Foi construído em 1850 e as senhoras que lá trabalham e apregoam a boa voz os seus produtos são das personagens mais carismáticas do Porto. Há bom peixe, boa carne (incluindo a salsicharia que fornece quase todos os restaurantes com Francesinhas na cidade), bons legumes, bom pão e até um pequeno restaurante familiar que está sempre cheio. Fica na Rua Formosa, no coração do Porto, e está aberto de segunda a sexta-feira das 07h às 17h e ao sábado de manhã (até às 13h).

Mercado Bom Sucesso

bomsucessocroped

O Mercado Bom Sucesso é um caso de sucesso (lá está) de um antigo mercado do Porto que foi reabilitado e modernizado. Ficou com uma grande praça de restauração que conta com nomes como Leitaria da Quinta do Paço (que serve os melhores ecláirs da cidade), por exemplo. Há opções para carnívoros, como hamburguerias, para arrozeiros, com risottos, e até para viciados em sushi. E para gulosos? Também há muito por onde escolher, entre bolos de chocolate e crepes. No piso térreo há ainda uma zona de frescos, com as típicas bancas dos mercadinhos. No piso superior há lojas e ainda um hotel. Fica na Praça Bom Sucesso (74-90) e está aberto de segunda a sábado entre as 09h e as 20h. Ideal para almoçar e para jantar, portanto.

As feirinhas

 

Feira das Antiguidades

antiguidades

Há qualquer coisa de especial nas feiras de antiguidades. Esta, que acontece nos terceiros sábados de cada mês (entre as 08h e as 18h) é muito especial e concorrida. Oficialmente fica na Praça Dr. Francisco Sá Carneiro mas a praça é mais conhecida como Praça Velásquez e dá abrigo à Feira de Antiguidades do Porto, onde pode procurar de tudo (que encontra, sem qualquer problema. Dos livros às porcelanas, passando pelas moedas, jóias e até quadros. Há de tudo para todos os gostos e ainda por cima está por aqui o dia inteiro, ao contrário de muitas outras que são organizadas só durante as manhãs, por exemplo.

Feira da Vandoma

vandoma

A feira mais famosa do Porto mudou recentemente de localização. É, possivelmente, uma das feiras mais concorridas e mais diversificadas do Porto e se não quer andar de loja em loja à procura do que precisa, rume à Avenida 25 de Abril aos sábados, das 08h às 13h. Aqui encontra de tudo aos melhores preços: de louça a roupa, passando por objetos de decoração que dão sempre um toque diferente em casa. Nos últimos anos a Feira da Vadoma tem despertado o interesse do público mais jovem, que vê nas peças vintage uma oportunidade. Se anda à procura de livros e discos antigos, este mercado do Porto é a sua Meca.

Porto Belo Market

porto-belo

É um dos mercados mais in do Porto. Acontece na Praça de Carlos Alberto, mesmo ao lado do Teatro com o mesmo nome e a dois passos da Praça dos Leões e dos jardins da Cordoaria. O que é que isso significa? Que pode juntar compras com um bom sábado em família, já que este mercado acontece sempre aos sábados. De Outubro a Maio pode rumar à Praça de Carlos Alberto entre as 11h e as 17h e entre Junho e Setembro das 14h às 19h. Há bancas com uma grande oferta de vinil, roupas vintage e muitos acessórios, selos, moedas e ainda bancas mais modernas, com ilustrações e peças de design. Além disso, há ainda espaço para produtos biológicos como compotas, azeites e chás.