Os 7 Melhores Miradouros do Porto

Categoria

Atividades Fazer Guias do Porto

Autor

Catarina Carneiro

O Porto é uma cidade que por vezes parece ter saído de um postal, com as suas ruas coloridas e casas revestidas a azulejos, as pontes icónicas e os monumentos que contam histórias sobre a cidade. O Porto tem muita beleza para oferecer e os miradouros são um dos melhores locais para apreciar e relaxar.

Maravilhe-se com as paisagens que esta cidade tem para oferecer nos miradouros do Porto.

Passeio das Virtudes

O Passeio das Virtudes é o miradouro mais famoso entre as pessoas do Porto e os turistas que visitam a cidade. Este é um excelente espaço para descontrair em dias de sol, principalmente ao final do dia, quando o pôr-do-sol pinta o céu e o rio do Porto em tons únicos.

Este miradouro tem uma visão privilegiada sobre o rio, sobre a Ponte da Arrábida, a Alfândega,sobre o Palácio de Cristal e sobre a foz do rio Douro. Este é também dos poucos locais da cidade em que pode admirar a Fonte das Virtudes e os socalcos do Jardim das Virtudes, que descem até Miragaia.

Mas não é só a vista que torna este miradouro num local tão popular entre as pessoas do Porto. Este “passeio” acolhe centenas de pessoas que após um dia de trabalhar vão descontrair para este jardim, sentadas na relva, com um copo de fino na mão e na companhia de amigos. A sombra das árvores é ideal para os dias de Verão e a boa vibe é uma constante.

Em tom de curiosidade, o miradouro tem este nome devido à fonte que ainda existe próxima deste local, irá conseguir ver esta fonte se espreitar pelas grades do miradouro.

Onde fica: Passeio das Virtudes, 53, Porto

Da Livraria Lello: 7 min

Igreja dos Grilos

A Igreja de São Lourenço, ou como é mais conhecida, a Igreja dos Grilos, é uma igreja pouco conhecida entre os habitantes do Porto. Fica no coração da zona da Sé e muito próxima da própria igreja da Sé. Ao lado desta igreja há um miradouro com uma surpreendente vista sobre a restante zona antiga, sobre o rio e sobre a marginal de Gaia. Quando for conhecer o miradouro, aproveite para passear pela Sé e visitar esta igreja, que é uma das mais antigas da cidade.

Onde fica: Largo do Colégio, Porto

Da Livraria Lello: 9 min

Miradouro da Vitória

Um dos melhores locais para se deslumbrar com a paisagem do centro do Porto e de Gaia é o Miradouro da Vitória. Este miradouro, que se encontra no antigo quarteirão judaico do Porto, próximo da antiga cadeia da Relação, é ainda relativamente desconhecido dos turistas que procuram locais mais óbvios.

Neste miradouro, próximo da igreja de Nossa Senhora da Vitória, pode admirar o casario do Porto antigo, que se estende até ao rio Douro: desde a Sé, ao Paço Episcopal, à Ribeira, à Alfandega e a Ponte D. Luís. Também poderá admirar a marginal de Gaia e a Serra do Pilar.

Apesar de não existir nenhum impeditivo para passar e visitar este miradouro, convém saber que esta é uma propriedade que pertence a uma entidade privada, o acesso só foi aberto e é permitido para fins turísticos.

Onde fica: Rua de São Bento da Vitória, 11, Porto

Da Livraria Lello: 6 min

Jardim do Morro

Se estiver na baixa do Porto e quiser ver a Ribeira em grande plano, então não há melhor local do que o Jardim do Morro. Atrevesse o tabuleiro superior da Ponte D. Luís e caminhe até Gaia, se não estiver para aventuras sempre pode ir de metro (entre em S. Bento e saia na paragem Jardim do Morro). Do lado de Gaia irá ter uma das mais belas vistas do Porto, com uma panorâmica única sobre tudo aquilo que torna o Porto uma cidade tão especial.

Este jardim sofreu obras de remodelação em 2016 e tornou-se um espaço muito mais verde, agradável, com mais sombra e dinamizado. É possível que o Jardim do Morro seja o melhor local para fotografar o pôr-do-sol. (Se gosta de fotografia, leia o artigo “Os Sitios Mais Fotogénicos do Porto.”

Onde fica: Avenida da República, Vila Nova de Gaia

Da Livraria Lello: 20 min

Miradouro Bandeirinha da Saúde

Este é talvez o miradouro menos conhecido da lista aqui apresentada. O Miradouro Bandeirinha da Saúde localiza-se perto do edificio da Alfândega e fica escondido por entre o casario de Miragaia. Se não sabe onde se localiza, tente procurar pelo Palácio das Sereias, onde dos mais importantes edifícios desta zona do Porto.

O nome deste miradouro deve-se à pirâmide de granito, onde se içava uma bandeira da saúde, que alertava os navegadores para o limite de atracagem dos navios em tempo de peste. Apesar deste passado sombrio, o miradouro tem uma bela vista para o Douro e para Gaia. Com a vantagem de ser um local muito pouco conhecido.

Onde fica: Rua da Bandeirinha, 27, Porto

Da Livraria Lello: 19 min

Afurada

A Afurada é uma vila piscatória de Gaia, onde a vida é mais simples e pacata, com ruas coloridas e alegres. A partir do cais da Afurada poderá apreciar uma vista incrível para o Douro, para a ponte da Arrábida e para a zona da Foz a qualquer hora do dia. Daqui a vista é diferente e o local muito mais típico, familiar e com óptimos restaurantes de peixe. Aproveite para subir pela Rua de São Pedro, onde poderá ver esta zona piscatória de uma perspectiva diferente.

Onde fica: São Pedro da Afurada, Vila Nova de Gaia

Da Livraria Lello: 33 min de autocarro, nos autocarros 200 e 903 da STCP

Capela de Santa Catarina e Senhora dos Anjos

Esta capela, num ponto alto, oferece uma vista para o local onde o mar e o rio se unem. Na paisagem também poderá contemplar a vila piscatória da Afurada e a Ponte da Arrábida.

Onde fica: Largo Santa Catarina, 3, Porto

Da Livraria Lello: 23 min de autocarro, no autocarro 500 da STCP