“Noites Brancas” no Mosteiro de São Bento da Vitória

Categoria

Atividades Fazer Visitar

Autor

Livraria Lello

Disponível desde 2016, o Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe a exposição permanente “Noites Brancas”, uma “viagem” pelas produções emblemáticas do Teatro Nacional de São João (TNSJ), revelando uma coletânea de cenografias e de objetos que marcam a história do Teatro.

A exposição celebra a “insónia criativa” de quem constrói um espetáculo, mas também do público que idealmente frui do momento mesmo após sair da sala. Esta iniciativa das equipas técnicas do TNSJ propõe uma travessia a toda a volta do corredor superior do Mosteiro São Bento da Vitória por territórios cénicos que foram deste teatro, dos seus artistas, artífices e espectadores. Entre figurinos, adereços, projeções de vídeo, fotografias de cena e cartazes, será possível conhecer sete fragmentos cenográficos de espetáculos encenados pelos diretores artísticos Ricardo Pais e Nuno Carinhas: cenografias de João Mendes Ribeiro (D. João, 2006), Nuno Carinhas (Tambores na Noite, 2009) e Pedro Tudela (UBUs, 2005; O Saque, 2006; O Mercador de Veneza, 2008; Alma, 2012; Casas Pardas, 2012).

O acesso à exposição está integrado na visita guiada ao Mosteiro de São Bento da Vitória, a decorrer de segunda a sexta-feira, às 12h00. Os bilhetes têm o preço de três euros.

Casas Pardas (cenografia Pedro Tudela) ©João Tuna