Miguel Bombarda: o coração da arte no Porto

Categoria

Visitar

Autor

Livraria Lello

Miguel Bombarda é conhecida como a rua das galerias de arte no Porto

Mural: Mots, Mesk e Fedor

A quantidade de arte por metro quadrado na Rua Miguel Bombarda está a crescer e já é tão elevada que lhe ganhou o título de coração da arte no Porto.
Há arte urbana, galerias até perder os dedos das mãos para as contar, boas paragens para repor energias e até boas lojas para compras alternativas. A Rua Miguel Bombarda é, sem dúvida, a Meca da Arte no Porto.

A arte urbana

Arte no Porto

Além das muitas obras de arte que consegue encontrar em espaço fechado, Miguel Bombarda também tem vários exemplares a céu aberto. É, por isso mesmo, uma paragem obrigatória no percurso de arte urbana da cidade. No início da rua (se vier da Rua de Cedofeita), encontra o primeiro mural legalizado da cidade, D. Quixote & Sancho Pança, um mapa da ilustradora Tina Siuda (ao lado da guesthouse Mercador) e vários exemplares desenhados por Hazul. Não é, por isso, de estranhar que o Porto seja uma das cidades mais importantes no circuito europeu de arte urbana.

As (muitas) galerias

Arte no Porto

Sabe quando vai para Santa Catarina e vai vendo montras e entrando? Experimente fazer o mesmo com as galerias de arte da Rua Miguel Bombarda.
Dos nomes mais sonantes destaca-se a galeria Presença, a Ó! Galeria, a Metamorfose, a Cruzes Canhoto e até a Quadrado Azul.
Há sempre novidades e exposições a acontecerem e pode acompanhar tudo nesta página de Facebook.

Nestes espaços, além de ver boa arte pendurada nas paredes, pode sempre optar por abrir os cordões à bolsa e comprar alguma. Na verdade, a ideia de que a arte é inacessível e muito cara já está ultrapassada e nestas galerias de Arte do Porto pode encontrar muitas e boas opções para as paredes lá de casa.

Para comer

Arte no Porto

O Pimenta Rosa, dentro do Centro Comercial Bombarda, é muito famoso pelos seus pequenos-almoços. Porque são baratos e porque recebe uma bebida quente, um bolinho, um scone, uma salada de fruta e um sumo.

Além disso, pode visitar um dos mais recentes espaços a abrir na rua, o Mão Travessa (Rua Miguel Bombarda, 38), onde reinam os crepes para todos os gostos e as bruschettas.

Na outra ponta da rua, no número 457, encontra A Rota do Chá, um bom ponto de paragem nos dias mais frios.

Se quiser comer algo mais consistente, aposte no Bugo Art Burgers, uma das primeiras casas de hambúrgueres artesanais da cidade. Muito bons, por sinal.

Para comprar

Se anda à procura de presentes diferentes e alternativos, entre no Centro Comercial Bombarda. Além de lojas de roupa – para todos os gostos e bolsos – há ainda uma loja dedicada a crianças, uma para geeks dos filmes, uma com biscoitos artesanais e até uma de produtos de designers.