Mercado da Beira-Rio: tradição reinventada

Categoria

Comer Mercado

Autor

Livraria Lello

Reabriu em Setembro, depois de vários meses de obras, este mercado histórico de Vila Nova de Gaia, inaugurado em 1937, agora com a fachada pintada da cor original, rosa.

Localizado no coração do centro histórico de Vila Nova de Gaia, o Mercado da Beira-Rio pretende ser agora, e mais do que nunca, um pólo de atracção e o lugar de encontro para os gaienses, portuenses e turistas. As 11 bancas de flores, legumes, fruta, carnes e peixes que funcionam neste edifício há precisamente 80 anos, convivem agora com cerca de 36 novos espaços, entre restaurantes, petisqueiras, gelatarias, bancas de queijos, enchidos e vinhos, comida vegetariana, sushi, sobremesas. As vendedoras mais antigas, algumas no mercado há mais de 30 anos, outras que vendem ali já há meio século, viram os seus espaços renovados para integrar no mesmo edifício a tradição das suas bancas com a modernidade de uma oferta gastronómica variada. As vendedoras adaptaram-se aos novos clientes, a maioria estrangeiros que procuram muitas vezes alguma explicação, a fruta pronta a consumir ou alguma indicação sobre as duas cidades.

Para comer ou comprar os produtos frescos do dia-a-dia, conversar ou passear, este renovado mercado combina ainda com as tradicionais bancas e os novos espaços, uma oferta destacada na área do artesanato e uma vertente cultural, com um espaço próprio onde se prevê a organização de concertos, apresentações de livros, exposições e workshops.

De Outubro a Abril, o Mercado da Beira-Rio está aberto de domingo a quarta das 10h às 23h, quinta a sábado até à meia noite. As bancas tradicionais com produtos frescos funcionam de segunda a sábado das 6h às 16h.

foto de facebook.com/mercadobeirariogaia/