A maior retrospetiva alguma vez dedicada a Álvaro Lapa

Categoria

Atividades Eventos Fazer Visitar

Autor

Livraria Lello

Tem até ao dia 20 de Maio para visitar em Serralves a exposição “No tempo todo”, de Álvaro Lapa, a mais abrangente retrospetiva da sua obra alguma vez realizada. Nascido em Évora em 1939, Álvaro Lapa viveu e faleceu no Porto em 2006. Durante o seu período inicial de formação contactou com duas grandes figuras da cultura portuguesa: em 1950, recebeu lições de pintura do artista António Charrua (1925-2008), com o intuito de melhorar a sua classificação na disciplina de desenho; nos 6º e 7º anos, foi aluno do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), circunstância que o levou a escrever poesia.

Autodidata enquanto artista e escritor, a sua formação académica concretiza-se por via da filosofia: é na qualidade de professor de Estética na Faculdade de Belas Artes do Porto que a partir de 1976 e durante mais de duas décadas vai deixar uma marca indelével em gerações consecutivas de artistas. Álvaro Lapa afirmou-se também como uma figura incontornável da arte portuguesa no período pós revolucionário.

A exposição em Serralves junta obras de importantes museus e de coleções institucionais e privadas, incluindo coleções pertencentes a artistas, arquitetos e escritores que definiram, também eles, a paisagem artística e intelectual em Portugal na segunda metade do século XX. Pela primeira vez estarão reunidas mais de 200 obras de vários períodos da carreira de Álvaro Lapa, entre pintura e escultura, numa exposição que evidencia o extraordinário contributo do artista para a arte contemporânea portuguesa.