Livrarias Centenárias Portuenses. Livraria Académica: desde 1912

Categoria

Visitar

Autor

Livraria Lello

Livraria Lello celebrará a 13 de janeiro de 2018 o seu 112º aniversário, mas não é a única casa centenária do Bairro das Carmelitas. Já em 1902 havia sido inaugurada a Livraria Moreira da Costa, que este ano celebrou o seu 115º aniversário na Rua de Avis, e em 1912 abria a Livraria Académica.

Fundada a 16 de novembro de 1912 por Joaquim Guedes da Silva na Rua das Oliveiras e quatro anos depois transferida para a Rua dos Mártires da Liberdade, onde ainda hoje se encontra, 105 anos depois, a Livraria Académica mantém-se firme na sua missão, em grande parte graças ao trabalho do alfarrabista Nuno Canavez.

Em outubro de 1948, com 13 anos, Canavez foi admitido como marçano e, quase 70 anos depois, é hoje a cara da livraria. Deixamos aqui o convite para que visite este espaço centenário e emblemático da cidade do Porto, por onde já passaram clientes ilustres como Mário Soares (foi na Livraria Académica que comemorou os seus 80 anos), José Régio e o irmão Júlio dos Reis Pereira, Miguel Torga, entre muitos outros. Os livros da Académica e este livreiro tão especial enriquecem o Porto, e todos os que a visitam, com as suas estórias.

Fotografia: Marco Duarte / NFACTOS