A Livraria com melhor ambiente do país é também loja, café e espaço de exposições

Categoria

Mercado

Autor

Livraria Lello

Ganhou o prémio da APEL em 2017, a Livraria preferida com melhor ambiente do país. Os clientes votaram online e quem entra no número 214 da Rua Formosa vê o diploma, orgulhosamente, emoldurado. A Alambique é isso, uma livraria, mas muito mais: uma loja, um café, um espaço de exposições, um cantinho de tranquilidade no meio da azáfama da zona de Santa Catarina. É difícil definir o espaço mas quando lá entramos tudo se conjuga e faz sentido.

Luís Félix é licenciado em escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e com a irmã Susana imaginaram a Alambique, uma junção de várias memórias e interesses – os livros, as ilustrações de jovens artistas portuenses à venda na loja e em exposições organizadas mensalmente, as louças nacionais, os cadernos da Firmo usados na escola primária por quem cresceu nos anos 80, o café.

A Alambique é também uma casa portuguesa, com certeza; no cheirinho a café, no mobiliário de madeira, no chão de mosaico hidráulico com formas geométricas, na simpatia de quem nos recebe.

O café é de especialidade, de torra artesanal e colhido à mão, com o carimbo da associação internacional “Specialty Coffee” que certifica as condições de produção de café. Até ao Porto chega-nos uma mistura de café da Guatemala e do Brasil, produzido de forma sustentável. Para acompanhar, bolos de receita caseira e o brownie que a Time Out classificou com 5 estrelas.

No Verão, a Alambique recebeu muitos turistas, alguns tomaram ali o seu café durante toda a estadia no Porto. Já aconteceu voltarem à cidade e regressarem à Alambique, tornaram-se fiéis clientes, mesmo estando à distância. No balcão da loja há um livro de visitas, da Firmo, de capa dura azul escura, alto e estreito mas aqui não se toma nota das contas dos fregueses das tascas e mercearias de outros tempos, anotam-se elogios e agradecimentos, em várias línguas.

Aberto de terça a sábado as 10h às 19h.