Ir ao mercado para comprar bom calçado

Categoria

Mercado

Autor

Livraria Lello

Uma marca 100% portuguesa juntou duas jovens e materializou o conhecimento de duas gerações na área calçado. A Weekend Barber tem assinatura de Francisca Sá e Daniela Correia, nasceu em 2012, e conta parte da história familiar de Daniela, a terceira geração a dar vida à arte do que de melhor se faz em Portugal: o calçado.

A ideia de criar uma marca de calçado surgiu no meio de uma conversa num típico almoço de domingo. Com o curso de design de comunicação, começou por trabalhar em web design e moda. A única experiência em calçado passava por dormir sestas nas mesas de acabamento enquanto os pais trabalhavam até tarde ou pelas lições de ergonomia e de escolha de materiais, sempre que pedia um par de sapatos novos.

Cruzou-se com Francisca Sá num curso de calçado, lecionado pela ESAD Matosinhos em 2012, pouco tempo depois de Daniela ter lançado a colecção zero da Weekend Barber. Após terminar o curso, as duas mantiveram o contacto e depois de um telefonema a meio do verão, a Francisca tornou-se colaboradora da marca até aos dias de hoje.

Os dias desta dupla são sempre diferentes e dividem-se entre o escritório no Porto e as fábricas em São João da Madeira e Santa Maria da Feira. A dupla criativa está sempre a mudar de sítio! Decidiram criar um espaço para a marca no Porto por uma questão de comodidade, um ponto importante de ligação entre a produção, criação e exportação. O sítio escolhido foi a Miguel Bombarda por ser o quarteirão cultural do Porto. Recentemente foi a Batalha, por ser uma zona em desenvolvimento do Porto, com uma linguagem muito própria e muito portuense. Brevemente haverá um novo local, em Londres.

Definem a identidade da marca como sendo “laid back”, divertida, clássica e que gosta de cirandar. As inspirações baseiam-se nas experiências das duas jovens, dentro e fora de Portugal. Cultura popular estilizada, com um toque de tecnologia mas com uma leveza quase inocente, sempre pronta a absorver informação. Arquitectura, construções naturais, conjugação de materiais e cultura folk são as principais influências. Porquê Weekend Barber? Porque um dos avós de Daniela cortava barba e cabelos em casa ao fim-de-semana.

Para quem quiser ir “ao mercado”, pode encontrar o calçado em weekendbarber.com ou nos vários pontos de venda espalhados pela Europa e Ásia.