Hotéis Amigos do Ambiente

Categoria

Dormir

Autor

Livraria Lello

Se faz das preocupações ambientais uma prioridade, saiba que pode alojar-se no Porto em vários hotéis que levam a sério a eficiência energética e o impacto ambiental.

No mesmo local onde se encontrava o Teatro Baquet, destruído por um violento incêndio a 21 de Março de 1888, ergue-se agora o Hotel Teatro que recria a era da boémia romântica aliada à mais moderna tecnologia de poupança energética. Para isso possui sensores de movimento nas torneiras e aquece a água através de painéis solares. Para além disso, todos os óleos alimentares são recolhidos e reciclados e as reservas são principalmente feitas de forma digital.

Não muito longe, em São Bento, o Hotel Mercure Porto Centro recebeu em 2014 a classificação de bronze do programa Ecoleaders da Tripadvisor que distingue hotéis e estalagens ecológicas empenhados em práticas sustentáveis. Aqui, os resíduos alimentares e de jardinagem são reciclados para compostagem e produção de energia, o staff participa em workshops anuais sobre práticas ecológicas e a limpeza dos quartos é feita com produtos amigos do ambiente. Sabendo da importância do impacto das emissões de CO2, o Hotel regista também as as suas emissões através do sistema CDP que permite que empresas, cidades, estados e regiões meçam e façam a gestão dos seus impactos ambientais.

A «Plastic Straw Initiative», medida adotada pelo Crowne Plaza Porto e InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, representa a posição dos hotéis contra a utilização única das palhinhas de plástico e um esforço para evitar os seus efeitos nocivos sobre a saúde, o meio ambiente e os oceanos onde acaba muitas vezes este artigo não reciclável e de alto consumo. Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, estes dois hotéis extinguiram a utilização de palhinhas de plástico em todos os seus serviços, substituído-as por palhinhas ecológicas, feitas de papel reciclado.

Na margem sul do Rio Douro o The Yeatman, capta a água da chuva utilizando-a na rega das suas árvores centenárias e no sistema sanitário.  Para além disso toda a água é aquecida através de painéis solares. Células fotoeléctricas são também utilizadas para iluminar partes do luxuoso hotel.

Em 2014, devido à alta eficiência da sua iluminação (os corredores estão equipados com sensores de movimento), o Sheraton Porto Hotel e Spa recebeu o prémio Green Key, um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes. O prémio distingue as unidades que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Para além da iluminação, os lençóis e toalhas dos quartos são apenas mudados a pedido do cliente.

Para orçamentos mais baixos, o Moov é uma excelente alternativa mas sem deixar de lado as preocupações ambientais. Neste hotel, o fumo de tabaco está interdito, a água é aquecida com recurso a painéis solares e os chuveiros utilizam menos água que os convencionais. Os corredores estão equipados com sensores de movimento e luzes led, e os hóspedes são sensibilizados para reutilizarem as toalhas.