Grande Hotel do Porto: desde 1880

Categoria

Dormir

Autor

Livraria Lello

Em 1880 nasce o Grande Hotel do Porto, fruto do sonho de um abastado comerciante burguês, recém-chegado do Brasil. Daniel Martins de Moura Guimarães vivera longos tempos no Brasil, hospedado num hotel. De regresso a casa, decide construir na sua cidade um hotel semelhante. Com esse propósito, começa a adquirir propriedades na Rua de Santa Catarina. Reinava então D. Luís I. O Hotel é inaugurado a 27 de Março de 1880 com todo o fausto e luxo, contrastando com tudo o que existia na altura. O edifício com fachada Vitoriana albergava no seu interior o que de mais moderno existia em conforto, comodidade e luxo com espelhos franceses, lustres, florões doirados, colunas de mármore. O hotel abriu com quarenta quartos, cinco suites e uma suite real.

De entre os hóspedes mais notáveis do hotel nos seus anos iniciais destacam-se os ex-imperadores do Brasil D. Pedro II e D. Teresa Cristina, que procuraram refúgio em Portugal depois queda da Monarquia no Brasil. Chegaram ao Grande Hotel do Porto na noite de 24 de Dezembro e ocuparam todo o primeiro piso que na época foi especialmente adaptado para receber a comitiva real.

Em 1922 é inaugurado o salão de Inverno (hoje o bar) cuja iluminação natural era assegurada por claraboias. Em 1934 a cidade do Porto recebeu a primeira grande exposição mundial realizada em Portugal – a exposição Colonial Portuguesa. Para a inauguração, a 16 de Junho, deslocou-se ao Porto o Presidente da República de então, General Carmona, acompanhado por vários membros do governo. Uma grande parte da comitiva ficou hospedada no Grande Hotel do Porto e foi nesta ocasião que foi aberto o livro de honra, ainda hoje utilizado.

Depois de várias épocas, remodelações e diferentes pessoas a gerir este hotel histórico, em 2002 foi iniciada a última remodelação total, tendo sido respeitados o espírito clássico e toda a sua herança.

Atualmente o Grande Hotel do Porto conta com 94 quartos, esperando a visita de todos, seja para uma estadia na cidade, uma curta visita a este edifício histórico, ou apenas uma refeição. Os almoços buffet são servidos de segunda a sexta-feira, sábado e domingos há brunch e todos os dias são servidos jantares com menu “a la carte”. Há menus especiais para grupos e várias outras opções para a época festiva de Natal.