Estação de São Bento: uma das mais bonitas do Mundo

Categoria

Visitar

Autor

Livraria Lello

A Estação de São Bento é uma pérola do Porto. Venha descobri-la!

É possível que já lá tenha entrado várias vezes mas sabe tudo o que há para saber sobre a Estação de São Bento?

Sabia, por exemplo, que o Convento de São Bento de Avé-Maria foi totalmente demolido para a construção da Estação de São Bento? São histórias destas que contamos hoje…

Marques da Silva, O Arquiteto

estação de são bento

O projeto da construção da Estação de São Bento foi realizado em 1896, por Marques da Silva. E tudo começou em Paris, quando se preparava para entregar o trabalho final de curso, Marques da Silva escolheu o tema “Gare Central”.

Sabia que… Marques da Silva foi aluno de Victor Laloux na École des Beaux-Arts, o arquiteto responsável pela Gare d’Orsay em Paris?

Em Dezembro de 1896, Marques da Silva defendeu o seu trabalho final em Paris e recebe o título de Arquiteto Diplomado pelo Governo Francês. Quando regressa ao Porto apresenta o seu projeto nos Paços do Concelho e consegue ficar com o apoio popular para o projeto. Para que o seu projeto para a Estação de São Bento fosse aceite, o arquiteto teria de alterar os seus desenhos académicos à situação real que existia. Em setembro de 1899 fica encarregue do projeto.

O Inicio

Os desenhos do projeto foram sendo debatidos durante anos. Discutia-se a disposição dos Correios e Telégrafos e ainda existiam algumas dúvidas sobre a grande nave metálica que Marques da Silva queria instalar na gare. A forma em U da Estação de São Bento, vem precisamente desde os desenhos iniciais, assim como a entrada da estação, que Marques da Silva já tinha previsto ser como ainda hoje é. Tal discussão  originou atrasos, tendo a obra começado apenas em 1903,.

estação de são bento

Sabia que… Para que a linha do comboio ligasse Campanhã ao centro da cidade foi necessário abrir o túnel de ligação á encosta dos Guindais e demolir o Convento de Avé-Maria. No decorrer da cerimónia de lançamento das obras, foram D. Carlos e Dona Amélia que assentaram a primeira pedra da nova estação de caminhos-de-ferro.

A inauguração oficial aconteceu em outubro de 1916 – o centenário da Estação de São Bento foi celebrado em 2016, portanto – aproveitando os festejos do sexto aniversário da República.

Os famosos azulejos

estação de são bento

Os famosos azulejos da antecâmara da Estação de São Bento foram colocados em Agosto de 1915. São cerca de 550 metros quadrados de superfície que representam cenas históricas como o casamento de D. Filipa de Lencastre com D. João I, em 1386, a conquista de Ceuta e até o Torneio de Arcos de Valdevez. É também possível encontrar cenas rurais como romarias e procissões, vindimas e feiras de gado.

A obra-de-arte de 20 mil azulejos que faz da Estação de São Bento uma das mais bonitas (e mais fotografadas) do mundo tem assinatura de Jorge Colaço.

Distinções

Além de ter sido classificado como Imóvel de Interesse Público em 1997, a Estação de São Bento tem ainda outras menções internacionais de relevo, como o Prémio Brunel 2014, na categoria Estações, atribuído pelo Grupo Watford.

Tem ainda o orgulho de ser considerada uma das 16 estações ferroviárias mais bonitas do Mundo segundo a revista Travel & Leisure em 2011.

Atualmente…

Hoje em dia, “todos os meses cerca de um milhão de passageiros utiliza a Estação Ferroviária de São Bento como ponto de partida e chegada nas suas deslocações, seja em trabalho, seja em viagens de lazer ou não fosse a cidade do Porto um dos principais destinos turísticos do país”, segundo a Infraestruturas de Portugal em comunicado à Lusa.