Os Desportos Radicais no Porto

Categoria

Atividades Fazer

Autor

Catarina Carneiro

Se está cansado da sua rotina do dia-a-dia e não sabe o que fazer durante os fins-de-semana, então tente uma mudança radical e experimente estes desportos que listamos abaixo. Existem muitas alternativas de desportos radicais, desde os desportos mais aventureiros até aos mais indicados para iniciantes.

Karting

O Karting é a atividade radical mais aconselhada para os amantes de desportos motorizados. O Karting tem a vantagem de ser uma atividade que pode ser praticada em qualquer altura do ano, tanto em família, como com os seus amigos.

Existem dois kartódromos em Matosinhos que aconselhamos: o Kartódromo Cabo do Mundo é um espaço ao ar-livre ideal para os dias de Verão, enquanto o kartódromo indoor, do Kart Center de Matosinhos tem uma pista coberta com um perímetro de pista com mais de 300 metros.

Paintball

O paintball é um desporto individual ou de equipa, em que se utiliza uma arma de ar comprimido que dispara bolas de tinta de diferentes cores. Este desporto transporta o cliente para uma nova dimensão, um jogo de tiros cujo objetivo é atingir os seus oponentes, marcando-o com tintas coloridas.

Existem vários sítios para praticar paintball, entre os quais o Megapaintman, em Vila Nova de Gaia, onde é também pode organizar aniversários de forma arrojada e animada. Um conceito mais radical e inovador é o paintball da Motion Degree, no antigo Sanatório de Valongo, um espaço algo degradado e até um pouco sombrio, onde poderia recriar cenários de guerrilha urbana neste edíficio abandonado.

Skate

Se já é um praticante de skate então já sabe quais são os melhores locais para praticar este desperto. Apesar de não haver muitos skateparks na cidade do Porto, existem muitos locais em que se pode praticar este desporto. Alguns dos locais mais habituais, mas improvisados, são a Praça dos Leões, a Praça da Batalha e o espaço envolvente à Casa da Música.

Contudo, também existem skateparks construídos para a prática de skate como o skatepark da Póvoa de Varzim e o skatepark da Maia que são parques preparados e com pistas, rampas, blocos de cimento e corrimões para manobras complexas e mais experimentas.

Subir à Ponte da Arrábida

Se em tempos a subida da Ponte da Arrábida, como a de qualquer outra ponte, era uma atividade extramamente perigosa e proibida, nos dias de hoje é não só legal, mas como segura. Através da Porto Bridge Climb poderá subir o arco da Ponte da Arrábida com a sua família ou amigos. A subida demora cerca de 30 minutos e acessível a qualquer pessoa.

Quando chegar ao topo do arco, terá uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro, a Ribeira e o Cais de Gaia para admirar. Estará sempre acompanhado de um guia que lhe contará histórias e curiosidades sobre esta mítica ponte. No fim da subida ainda terá uma surpresa à sua espera.

Surf

O surf é uma das atividades mais populares no Porto e um dos desportos radicais mais praticados. Se já tiver alguma experiência sobre uma prancha então apenas terá que alugar o equipamento, contudo se nunca experimentou surfar então para além do aluguer do equipamento, poderá comprar algumas aulas numa das muitas escolas de surf existentes em Matosinhos.

Junto ao Edíficio Transparente ou mesmo na praia de Matosinhos, poderá encontrar várias escolas para aprender a surfar, como a Surfing Life Club, a Onda Pura ou a Surfaventura.

Salto de pára-quedas

Se gosta de adrenalina em estado puro então de certo que sente curiosidade por skydiving, ou queda-livre. Na zona do grande Porto existe uma escola de paraquedismo, em que poderá experimentar um salto de queda-livre pura ou então um salto em tandem. Entre em contacto com o Skydive Maia e tente admirar a zona do Porto enquanto desce a grande velocidade pelos céus.

É uma atividade só para os mais corajosos, mas uma que vale bem a pena ser vivida.