Concerto de Primavera e “A Mulher do Pau Brasil” no Coliseu do Porto

Categoria

Eventos Fazer

Autor

Livraria Lello

A estação florida terá um momento alto no Coliseu do Porto: o Concerto de Primavera está marcado para o dia 21 de Abril, com um encontro entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coral de Letras da Universidade do Porto. Juntos, irão interpretar duas composições: “Concerto para Piano N.º 21 em Dó Maior, KV 467”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Sinfonia para a Divina Comédia de Dante, S. 109”, de Franz Liszt.

A dirigir a Orquestra Metropolitana de Lisboa estará o maestro Pedro Amaral e, no piano, a solista Inês Costa, graduada pelo Royal College of Music de Londres. A batuta que rege o Coral de Letras é a mesma desde a sua fundação, em 1966: a do maestro José Luís Borges Coelho, à época um dos estudantes que fundou esta instituição premiada que é já património da cidade. No ano passado, a Universidade do Porto atribuiu ao maestro o título de Doutor Honoris Causa.

*

No dia 24 de Abril, véspera de feriado, Adriana Calcanhotto apresenta o seu espetáculo “A Mulher do Pau Brasil”, com um alinhamento que passa pelos seus clássicos, versões nunca cantadas e inéditos que compôs em Portugal, entre Coimbra e Lisboa.

Inspirada pelo movimento modernista brasileiro dos anos 20, no seu “Manifesto da Poesia Pau Brasil”, na sua influência no Tropicalismo, e com base na aprendizagem, pesquisa e trabalho desenvolvido como professora da Universidade de Coimbra e Embaixadora da Língua Portuguesa, Adriana Calcanhotto criou um espetáculo no qual reflete sobre todas estas experiências e ao qual gosta de chamar “concerto-tese”.

Com quase 30 anos de carreira e depois de ter esgotado o CCB em Lisboa e o Teatro Micaelense em Ponta Delgada, Adriana Calcanhotto visita o Porto, acompanhada por Gabriel Muzak na guitarra, mpc e voz, e Ricardo Dias Gomes, no piano, baixo e voz.

João Octávio