
Por ocasião do centenário do nascimento de Júlio Resende, que se comemorou em 2017, decorrem ainda este ano algumas iniciativas que convidamos a conhecer. De 7 a 30 de Abril o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende apresenta a iniciativa “Caminhos de Resende”, uma ação de vitrinismo na zona onde o mestre nasceu e se conheceu como pintor. Este será um momento de revisitação da sua obra em contexto urbano, que pode ser visto desde a Praça Carlos Alberto até a Rua de Cedofeita em 25 lojas aderentes.
Na Póvoa do Varzim, cidade onde o pintor lecionou durante a década de 50, está patente a exposição “Resende na Póvoa de Varzim – Desenhos dos Anos 50”, até 31 de Agosto no Museu Municipal de Etnografia e História.
Até 20 de Maio, na sala de exposições temporárias da Fundação, encontra a exposição “Uns Dyas entre Nós – Desenhos Humorísticos de Júlio Resende” que pretende celebrar esta faceta peculiar do artista, através dos seus desenhos de circunstância, de natureza humorística, datados de 1979 a 2000. “Realizados, na sua maioria, a esferográfica, estes desenhos de pequena dimensão evocam o registo direto de instantes que o artista viveu, descontraidamente, como um viajante em férias que apura a sua observação e aguça a sua predisposição para olhar os episódios em volta com um sentido de humor contagiante. Umas vezes subtil e complacente, outras vezes crítico, sempre arguto, Resende dá-nos um retrato perspicaz da espécie humana nas situações ora caricatas, ora ridículas e anedóticas em que todos nos descobrimos num ou noutro momento da nossa existência”, pode ler-se na página da Fundação.
Foto: Manuel V Botelho
