Comemoração do centenário do nascimento de Júlio Resende

Categoria

Eventos Fazer Visitar

Autor

Livraria Lello

Por ocasião do centenário do nascimento de Júlio Resende, que se comemorou em 2017, decorrem ainda este ano algumas iniciativas que convidamos a conhecer. De 7 a 30 de Abril o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende apresenta a iniciativa “Caminhos de Resende”, uma ação de vitrinismo na zona onde o mestre nasceu e se conheceu como pintor. Este será um momento de revisitação da sua obra em contexto urbano, que pode ser visto desde a Praça Carlos Alberto até a Rua de Cedofeita em 25 lojas aderentes.

Na Póvoa do Varzim, cidade onde o pintor lecionou durante a década de 50, está patente a exposição “Resende na Póvoa de Varzim – Desenhos dos Anos 50”, até 31 de Agosto no Museu Municipal de Etnografia e História.

Até 20 de Maio, na sala de exposições temporárias da Fundação, encontra a exposição “Uns Dyas entre Nós – Desenhos Humorísticos de Júlio Resende” que pretende celebrar esta faceta peculiar do artista, através dos seus desenhos de circunstância, de natureza humorística, datados de 1979 a 2000. “Realizados, na sua maioria, a esferográfica, estes desenhos de pequena dimensão evocam o registo direto de instantes que o artista viveu, descontraidamente, como um viajante em férias que apura a sua observação e aguça a sua predisposição para olhar os episódios em volta com um sentido de humor contagiante. Umas vezes subtil e complacente, outras vezes crítico, sempre arguto, Resende dá-nos um retrato perspicaz da espécie humana nas situações ora caricatas, ora ridículas e anedóticas em que todos nos descobrimos num ou noutro momento da nossa existência”, pode ler-se na página da Fundação.

Foto: Manuel V Botelho