Casa da Arquitectura define-se como Centro Português de Arquitectura

Categoria

Atividades Fazer Visitar

Autor

Livraria Lello

A Casa da Arquitectura, criada em 2007 em Matosinhos, é uma entidade cultural sem fins lucrativos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade. Desde novembro de 2017, a Casa da Arquitectura ocupa parte do quarteirão da Real Vinícola em Matosinhos, conjunto recuperado pela Câmara Municipal com projeto do arquiteto Guilherme Machado Vaz. Com a inauguração deste novo espaço, a Casa da Arquitectura assumiu a sua vocação de Centro Português de Arquitectura, passando a ser a única entidade cultural sem fins lucrativos exclusivamente dedicada à arquitetura que, em território nacional, congrega, num só espaço, área de arquivo e área expositiva. O novo edifício tem vários espaços e valências: zonas expositivas; área de conservação e restauro; zonas de arquivo documental, suportes estáveis e instáveis, filmes, fotografias e arquivo digital; biblioteca; espaço de gestão e produção; loja de mobiliário, livraria e merchandising da casa; serviço educativo.

O Arquivo da Casa possui mais de 500 maquetes, painéis, desenhos, serigrafias, DVD’s, livros e outros materiais do acervo e espólio de diversos arquitetos, entre os quais Souto de Moura, Álvaro Siza, João Álvaro Rocha, Paulo Mendes da Rocha e Fernando Távora, entre outros.

Entre as muitas actividades desenvolvidas pela Casa da Arquitectura destacam-se as visitas a várias obras iniciais do arquiteto Álvaro Siza: a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Quinta da Conceição e a Casa de Roberto Ivens que foi a Casa de família do arquiteto. A Open House Porto organizada anualmente desde 2015 é um dos momentos mais festivos e mobilizadores para a arquitetura e o património nacional, envolvendo dezenas de espaços nas três cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. O Open House Porto tem a característica inédita de ser o único, em todo o mundo, a decorrer em mais de uma cidade em simultâneo.

Entre os mais importantes projetos em curso na Casa está a constituição de acervo projetual, documental e bibliográfico próprio, vocacionado para a proteção, salvaguarda e valorização de acervos de arquitetos e da arquitetura portuguesa, em particular do século XX e XXI: 25 Anos de Democracia e a Arquitetura Portuguesa 1974-1999.

O Serviço Educativo oferece um programa de atividades focado na mediação, reflexão crítica, debate e experimentação. Desenhado para pessoas de todas as idades e talentos, conta com a colaboração de vários especialistas de diferentes áreas, arquitetura, arte, literatura, ciência, educação, etc.

Todas as actividades e a programação da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura pode ser acompanhada aqui.

Fotos de ITS_Ivo Tavares Studio