As mais tentadoras Lojas de Design no Porto

Categoria

Mercado

Autor

Livraria Lello

Do tradicional ao contemporâneo, 7 icones do Design no Porto.

Da decoração do lar ao vestuário, dos souvenirs aos artigos de papelaria. Conheça as nossas propostas de Lojas de Design no Porto.

A Vida Portuguesa e Fernandes Mattos

vida-pt

A Vida Portuguesa e a Fernandes Mattos são duas lojas indissociáveis por se situarem ambas no edifício onde antigamente funcionava a antiquíssima loja de tecidos Fernandes Mattos & Ca Lda, fundada em 1886, no coração da baixa do Porto. Entretanto, a mudança dos tempos levou ao encerramento da loja de tecidos para dar lugar a duas lojas que percorrem as nossas memórias de infância até chegarem ao design contemporâneo.

No primeiro piso do edifício está a Fernandes Mattos, uma loja retirada do nosso baú de infância, onde poderão encontrar todo o tipo de artigos vintage de decoração do lar, bem como artigos de design contemporâneo.

Já A Vida Portuguesa, no primeiro piso, é uma das lojas mais tentadoras da baixa do Porto, sendo praticamente impossível sair de lá de mãos a abanar. As marcas tradicionais portuguesas marcam pontos através, por exemplo, da famosa andorinha de porcelana da Bordallo Pinheiro e os inebriantes sabonetes da Claus Porto.

Os produtos alimentares portugueses também estão lá representados, através, por exemplo, do chá da Gorreana e dos Chocolates Regina (quem é que não se lembra deles?).

Duas lojas irresistíveis, dois conceitos diferentes, unidos pelo mobiliário antigo de um edifício lindíssimo.

A Vida Portuguesa e Fernandes Mattos
Rua Galeria de Paris 20, Porto

Almada 13

almada13

O Almada 13 é uma concept store localizada numa das ruas mais bonitas e revitalizadas do Porto, a Rua do Almada. Num único espaço em tons cinza e chapa envelhecida, o Almada 13 reúne cinco lojas permanentes: os artigos de design contemporâneo das Águas Furtadas Design, as peças de vestuário e de decoração em burel das Aldeias Históricas de Portugal, os produtos em cortiça da Cork & Co, os artigos de temáticas marítimas da Yellow Boat e os artigos decorativos e os chás da WE- Rota do Chá.

E, para quem precisar de uma pausa açucarada depois de uma tarde de compras, uma doce surpresa, ainda dentro do Almada 13: um coffee corner ocupado pela Miss Pavlova, que serve as melhores fatias de pavlova da cidade do Porto.

Almada 13
Rua do Almada 13, Porto.

Loja de Serralves

loja-serralves

Há mais um excelente motivo para visitar Serralves, para lá do excelso Museu de Arte Contemporânea desenhado por Álvaro Siza Vieira, dos seus frondosos jardins e da casa de chá: a própria Loja de Serralves, mesmo à entrada do parque.

Esta pequena loja vende produtos de design gráfico (postais, cadernos, etc), joalharia contemporânea de autores portugueses, artesanato urbano, merchandising de Serralves e os mais tentadores – e elegantes, diga-se – souvenirs da cidade do Porto. É tamanha a afluência de pessoas na loja na altura do Natal que, de há uns anos a esta parte, Serralves monta uma loja pop up no interior do edifício para a venda dos artigos mais populares. Imperdível.

Loja de Serralves
Rua D. João de Castro 210, Porto.

Mundano Objectos

mundano-objectos

A Mundano Objectos, que celebrou recentemente o seu 11º aniversário, é uma das lojas mais antigas de design urbano do Porto. Aposta, acima de tudo, na venda de peças de autor, nacionais quer internacionais, que primem pela irreverência e inovação nas peças de decoração do dia a dia.

Para além das suas propostas na área do design contemporâneo, a Mundano Objectos também organiza regularmente cursos de Medicina Alternativa e vende cabazes de frescos de origem biológica. Uma prova de que num mesmo espaço se podem aliar conceitos totalmente distintos.

Mundano Objetos
Rua de Santos Pousada, 668

43 Branco

43-branco

A 43 Branco é uma concept store que abriu na badalada Rua das Flores no início do ano, e vale a pena conhecer a história da sua génese antes de entrar nos pormenores do seu conceito. É que a 43 Branco nasceu de uma invulgar parceria entre um filho, Luís Palhão, e a sua mãe, Maria Branco.

Na 43 Branco poderão encontrar não só as T-shirts da marca Luburo, lançada em 2013 por Luís, como produtos de artesanato urbano criados pela sua mãe, que já os vendia em eventos espalhados pela cidade.

Mas não só, que a 43 Branco também aposta em marcas nacionais de design urbano, numa oferta vocacionada para os inúmeros turistas que pululam esta famosa artéria do Porto. Vale a pena visitar.

43 Branco
Rua das Flores, 43, Porto

CRU Cowork

cru_cowork

A CRU Cowork é um conceito verdadeiramente inovador nas áreas do design, do trabalho colaborativo e, arriscamo-nos a dizer, da vivência de e para a cidade. Num único espaço, reúne uma loja de produtos de design de autores nacionais e um espaço de coworking devidamente equipado e onde freelancers e pequenas empresas de diversas áreas trabalham regularmente.

Para além disso, realiza regularmente exposições na área do design gráfico, joalharia, moda e artesanato urbano, bem como workshops das mais diversas áreas, abertos a toda a comunidade. Um espaço único na cidade do Porto.

CRU Cowork
Rua do Rosário 211, Porto

Fine & Candy

fineandcandy

A Fine & Candy é um mimo para os verdadeiros apreciadores da escrita, é a melhor forma de descrever esta marca 100% portuguesa de artigos de papelaria com um design gráfico único.

A Fine & Candy nasceu em 2009 no Porto com a ambição de se afirmar nos mercados internacionais, estando já presente em vários países europeus bem como nos Estados Unidos e no Canadá.

Felizmente para os habitantes do Porto, a marca não esqueceu as suas origens tendo várias lojas na cidade e apostando em pequenas fábricas de produção nos seus arredores. Nas lojas, poderão encontrar agendas, cadernos e álbuns de fotografias, lápis e sinetes, pisa papeis e outras tentadoras propostas, muitas delas personalizáveis ao gosto de cada cliente. Existem também edições limitadas que convém manter debaixo de olho porque desaparecem num ápice.

Artur Miranda, o CEO da Fine & Candy, define os produtos da marca como um “luxo acessível”. Percebemos porquê e recomendamos vivamente.

Fine & Candy
Rua de Tanger 1356, Porto