As melhores esplanadas do Porto para os últimos dias de sol

Categoria

Fazer Sair

Autor

Catarina Carneiro

Para usufruir dos últimos raios de sol antes da chuva e frio do inverno, sente-se numa esplanada ao final da tarde e descontraia, converse com os seus amigos, beba um copo com a sua cara-metade.

Se lhe despertamos o apetite para conhecer as melhores esplanadas da cidade do Porto, sugerimos que continue a ler para descobrir quais são algumas delas.

ADUELA

Uma taberna urbana e contemporânea, um género de pub à moda portuguesa. O lugar ideal para beber um copo ao final de tarde, enquanto o sol ainda bate na esplanada da Rua das Oliveiras. A taberna onde pode beber um copo de vinho ou um finesse – o conceito de fino servido em flûte inventado por um amigo do criador do Aduela. Mas se preferir bebidas mais doces, experimente um copo de sangria fresquinha, enquanto o tempo ainda o permite.

Onde fica: Rua das Oliveiras, 36, Porto

Da Livraria Lello: 3 min

MIRAJAZZ

Aberto todos os dias das 16 às 21 horas, o Mirajazz é um terraço com vista para o Douro.

Não desanime ao deparar-se com os lanços de escadas à sua frente, porque quando chegar ao terraço do edifício onde se encontra o Mirajazz, perderá o fôlego com a paisagem magnífica.

Na carta estão disponíveis vinhos de várias regiões. Passe o final de tarde ao som do jazz e com um copo de vinho na mão.

Onde fica: Escadas do Caminho Novo, 11, Porto

Da Livraria Lello: 13 min

CANDELABRO

Se gosta de vinho e de um bom gin tónico, este é o local ideal para si. O Candelabro é um porto seguro para quem quiser beber um copo depois do trabalho e conversar, seja à porta, lá dentro ou na esplanada.

Antigamente, neste mesmo espaço havia um alfarrabista, e desse conceito o Candelabro manteve alguns livros, tornando-o, para além de um café, numa biblioteca e numa livraria. Com uma boa carta de vinhos, variada na oferta e na qualidade, o Candelabro é onde pode apreciar um belo copo de vinho com a companhia de um livro.

Onde fica: Rua da Conceição, 3, Porto

Da Livraria Lello: 5 min

MIRADOURO IGNEZ

Uma outra opção com uma deslumbrante vista para a cidade do Porto e para o Douro é o Miradouro Ignez. Saboreie estes últimos dias de sol na esplanada aberta para a cidade, e prove o que aqui têm para oferecer – os smoothies com fruta da época, os cocktails clássicos, os petiscos.

Onde fica: Rua da Restauração, 252, Porto

Da Livraria Lello: 13 min

BASE

Sentado na relva ou na ampla esplanada do quiosque do Base no jardim dos Clérigos, pode provar os petiscos e sobremesas e para beber há vinho, sangria, gins e cocktails.

Com uma vertente cultural e artística que marca a agenda deste lugar que se quer tornar fundamental na vida boémia da cidade, o Base é um dos jardins mais centrais do Porto e um dos únicos espaços verdes na cidade que reúne música, esplanada e exposição solar.

Se há bar vulnerável às condições meteorológicas é este – o Base –, por isso apresse-se a usar e abusar deste espaço enquanto o tempo ainda é favorável.

Onde fica: Passeio dos Clérigos, Rua das Carmelitas, 151, Porto

Da Livraria Lello: 1 min