12 Cidades A Uma Hora Do Porto

Categoria

Fazer Visitar

Autor

Catarina Carneiro

O Norte de Portugal esconde cidades magníficas que valem a pena visitar. A uma hora do Porto, existem cidades com paisagens de perder o fôlego e gastronomia de fazer crescer água na boca. Descubra as 12 cidades mais bonitas para visitar perto do Porto!

Penafiel

Penafiel é uma cidade conhecida pelo seu centro histórico, monumentos religiosos e aldeias antigas preservadas. Vale a pena visitar a aldeia de Quintadona por caminhos estreitos entre casas de xisto, ou o Monte Mozinho, um dos castros mais importantes do país.

Aproveite ainda para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, que esconde uma bela paisagem sobre a cidade.

Para dar um passeio pela natureza, o local ideal é a Quinta da Aveleda, com caminhos entre árvores centenárias, azáleas floridas e uma vegetação cuidada.

Do Porto: 38 minutos

Aveiro

Aveiro, a Veneza de Portugal, é uma cidade maravilhosa. Aqui poderá admirar os edifícios de Arte Nova do centro histórico e dar um passeio pela ria nos barcos moliceiros tão característicos desta região.

Não deixe de provar os famosos ovos-moles e as deliciosas tripas de Aveiro.

Se ainda tiver tempo, faça um desvio até à Praia da Costa Nova e conheça os célebres Palheiros da Costa Nova, as casas às riscas verdes, amarelas, vermelhas e azuis.

Do Porto: 50 minutos

Amarante

Amarante é uma cidade pequena com um centro histórico acolhedor e bonitas paisagens. Caminhe sobre a Ponte de São Gonçalo e visite o Convento e Igreja de São Gonçalo, cuja origem remonta a 1540.

Relaxe com um passeio pelo Parque Florestal de Amarante e desligue-se da rotina agitada do dia-a-dia.

Os doces conventuais típicos de Amarante são imperdíveis. Existem várias confeitarias especializadas nestes doces, por exemplo a Confeitaria da Ponte.

Do Porto: 52 minutos

Guimarães

Guimarães, a cidade onde nasceu Portugal, é uma das cidades mais antigas e fascinantes do país, sobretudo pelo seu centro histórico, que foi considerado Património da Humanidade.

Visite o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança e passeie pelos bonitos jardins do Centro Cultural Vila Flor. Caminhe pelas ruas estreitas do centro histórico, visite o Largo da Oliveira e aproveite a oportunidade para se sentar numa das esplanadas da Praça de Santiago.

O Monte da Penha é o ponto mais alto de Guimarães, e é, por isso, o sítio ideal para apreciar as paisagens da cidade.

Do Porto: 55 minutos

Braga

Dê um salto a Braga, uma cidade com muito movimento universitário e muitos sítios que valem a pena visitar.

Contemple o colorido Jardim de Santa Bárbara e visite o Mosteiro de Tibães. Não deixe de passar pela catedral mais antiga de Portugal, a Sé de Braga.

No final do dia, admire o pôr-do-sol e a vista do Santuário de Bom Jesus do Monte ou do Santuário da Nossa Senhora do Sameiro.

Na sua visita a Braga, é obrigatório provar as deliciosas frigideiras de Braga. Passe pelo café Frigideiras do Cantinho e prove a especialidade desta cidade minhota.

Do Porto: 56 minutos

Arouca

Em Arouca, as paisagens bonitas não têm fim. Suba a Serra de Montemuro ou a Serra de Freita e deslumbre-se com a cascata Frecha de Mizarela e as Pedras Parideiras, um fenómeno geológico raro de pedras que brotam de uma rocha-mãe.

Vale a pena visitar as aldeias históricas das redondezas de Arouca e deliciar-se com a experiência gastronómica desta região, a vitela arouquesa, o cabrito assado e a doçaria conventual. Experimente alguns bons restaurantes da zona, como a Tasquinha da Quinta, o Décio e a Casa no Campo.

Do Porto: 59 minutos

Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa que oferece montanha, praia e um centro histórico. É uma cidade que tem sabido manter as suas tradições ao longo do tempo.

No seu centro histórico, poderá visitar o Museu do Traje e conhecer melhor o folclore português. E se visitar esta cidade em Agosto, fique para assistir ao desfile das Festas da Senhora da Agonia, onde se destaca a beleza e a riqueza dos trajes típicos.

Num ponto alto de Viana do Castelo, encontra-se o Santuário de Santa Luzia, cuja paisagem sobre a cidade é impressionante, com vista para toda a cidade e para o mar.

Não perca a oportunidade de provar a famosa bola de berlim do Manuel Natário, as melhores bolas de berlim de Portugal, que só são confecionadas algumas vezes ao dia e desaparecem muito rapidamente.

Do Porto: 1 hora

Ponte de Lima

Ponte de Lima é uma vila histórica, onde é um prazer caminhar pelo centro histórico e pelas suas ruas.

No centro histórico de Ponte de Lima, admire um dos monumentos mais emblemáticos desta vila, a Igreja Matriz.

O ex-líbris de Ponte de Lima é a sua ponte, que deu o nome à vila juntamente com o rio que a rodeia. Atravesse esta ponte a pé e aprecie o Rio Lima. Ali muito perto, visite a Capela do Anjo da Guarda e o Museu do Brinquedo Português, com milhares de brinquedos portugueses de outros tempos.

Do Porto: 1 hora e 7 minutos

Caminha

Ainda perto de Viana do Castelo, existe um vizinho que vale a pena visitar, Caminha.

Em Caminha, destacam-se as praias, as lagoas, os montes verdejantes e as festas típicas, sendo a mais conhecida a Romaria de S. João D’Arga por ser a festa mais genuína do Alto Minho, onde reinam as tradições, os costumes e o divertimento.

Depois de uns mergulhos nas praias de Caminha, como a Praia de Vila Praia de Âncora, dê um mergulho numa das lagoas da zona, como a do Pincho, e aprecie a tranquilidade desta zona.

Do Porto: 1 hora e 20 minutos

Gerês

O Gerês é o sítio ideal para relaxar, seja nas lagoas no verão, ou nas termas no inverno.

A Cascata do Tahiti é uma paisagem deslumbrante, leve calçado e roupa confortável para caminhar no Gerês e desça por pedras e raízes para chegar até esta cascata. As quedas de água desaguam em lagoas cristalinas que, no Verão, são muito procuradas por banhistas.

Também vale a pena subir até à Cascata do Arado, mas para a ver terá de percorrer um quilómetro em terra batida a partir de um entroncamento à saída da Ermida. E depois de atravessar uma ponte sobre o Rio Arado, terá de subir uma escadaria.

Visite a aldeia submersa de Vilarinho das Furnas. Se o nível das águas do Rio Homem estiver baixo, o que não acontece frequentemente, será possível ver vestígios das casas graníticas desta aldeia.

Não perca a oportunidade de admirar a vista sobre o Gerês do Miradouro da Pedra Bela, que está a 829 metros de altura.

Do Porto: 1 hora e 20 minutos

Coimbra

Coimbra é a cidade dos estudantes e a bela cidade que tantos escritores e cantores a entoam na sua arte.

Conheça a Biblioteca Joanina, considerado um dos locais mais bonitos de Coimbra e a biblioteca mais famosa de Portugal.

Passe ainda pela Sé Velha, pela Igreja e Mosteiro de Santa Cruz e termine essa visita no Café Santa Cruz, situado na antiga Igreja de São João de Santa Cruz.

Visite a casa Fado ao Centro para ouvir a música que melhor representa Portugal. O grupo que toca Fado nesta casa é formado por alunos e ex-alunos da Universidade de Coimbra.

Do Porto: 1 hora e 20 minutos

Lamego

As paisagens do Douro são dignas de um belíssimo postal, e Lamego não é exceção. Apesar de Lamego ficar a mais de uma hora do Porto, a visita compensa.

Visite as Caves da Murganheira e conheça o espumante típico desta zona. Visite a Sé de Lamego, uma catedral gótica, e o majestoso Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Em Lamego, prove a bola caseira recheada de presunto e fiambre da Pastelaria da Sé.

Do Porto: 1 hora e 30 minutos